(11) 9 8585-8683

É muito comum encontrarmos empreendedores que buscam saber como fazer uma empresa crescer, inclusive com pouco dinheiro, mas que não se atentam a um ponto importante: definir o que de fato entende por crescimento.

Para você, por exemplo, o que significa fazer uma empresa crescer? Aumentar consideravelmente as vendas? Passar para um ponto comercial maior? Abrir filiais pelo país? Independente da sua resposta, nossa primeira dica é para que foque no simples e no essencial.

Se você está lendo esse artigo, por sinal, é por que ainda não pode fazer grandes investimentos e procura justamente maneiras mais simplificadas de levar seu negócio a outro patamar. Sendo assim, confira o próximo tópico e analise o que pode colocar em prática agora mesmo.

Dicas de como fazer uma empresa crescer utilizando pouco dinheiro

DICA 1: MOTIVE SUA EQUIPE DIARIAMENTE

A motivação é uma das maiores aliadas para fazer uma empresa crescer, afinal é de dentro dessa empresa que devem surgir todas as iniciativas a esse respeito, e nada melhor do que ter os seus colaboradores auxiliando nessa missão.

Pessoas que trabalham motivadas tendem a produzir e colaborar mais, e não pense que precisará ter ideias mirabolantes para motivá-las: atitudes simples, como dar poder de voz a todos nas decisões, já surtem ótimos efeitos.

DICA 2: FOQUE NAS COLABORAÇÕES E PARCERIAS

E se contar com o auxilio dos colaboradores já ajuda, e muito, no processo de como fazer uma empresa crescer, imagine se puder contar também com parcerias e colaborações estratégicas que visem melhorar seus produtos ou serviços.

Além de te ajudar nesse ponto, elas também poderão atuar como canais de indicação da sua marca, fazendo com que ela fique ainda mais conhecida sem que você precise investir algo.

DICA 3: DIVULGUE SUA EMPRESA NAS REDES SOCIAIS

Ainda falando em não precisar investir para deixar sua empresa ainda mais conhecida e, com isso, deixá-la também maior, aposte nas redes sociais como meio de divulgação.

Opções tradicionais, como distribuir panfletos, sempre são válidas, mas utilizando a internet a seu favor com as estratégias corretas é possível chegar a um número de pessoas muito maior sem precisar investir nenhum centavo.

DICA 4: CONHEÇA AO MÁXIMO SEU CLIENTE

Já se a sua concepção de crescimento está ligada a vendas, a melhor dica de como fazer uma empresa crescer é conhecer ao máximo seus clientes e o que diz respeito a eles, como faixa etária e poder aquisitivo.

Somente assim será possível saber se o seu produto ou serviço de fato condiz com o que buscam, e o que pode ser feito para que sua equipe consiga vender ainda mais.

DICA 5: TENHA TOTAL CONTROLE SOBRE SEUS NÚMEROS

Por fim, mesmo investindo pouco ou nada, é imprescindível que você tenha total controle sobre seus números, pois somente assim poderá crescer de forma sólida.

E não pense que nesse contexto entra apenas o fato de conhecer tudo o que entra e sai do caixa da empresa: é preciso ir além, conhecendo e sabendo identificar e administrar também o seu preço de venda e outros números que fazem parte do seu dia a dia.

Você pode obter auxílio nessa área através das 3 planilhas gratuitas disponíveis nos links abaixo:

PLANILHA DE FORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE PREÇO DE VENDA

PLANILHA DE CÁLCULO DE PONTO DE EQUILÍBRIO

PLANILHA DE CUSTO DE CONTRATAÇÃO

Mais dicas de como fazer uma empresa crescer

Acima demos dicas importantes de como fazer uma empresa crescer com pouco dinheiro, mas existem muitas outras maneiras de chegar a esse crescimento, como ensinamos em outro conteúdo disponível nesse link.

Nele você descobrirá o quanto a criação de um bom diferencial auxilia qualquer negócio, e quais os passos que é preciso dar antes mesmo dele estar em funcionamento para que o crescimento em si seja como esperado.

Entre esses passos está:

  • Entender que quando se trata de como fazer uma empresa crescer o dinheiro de fato nem sempre é importante;
  • Fazer um estudo de viabilidade do negócio para se certificar que realmente há mercado para a sua ideia;
  • Buscar trabalhar com algo que realmente goste e tenha afinidade, pois assim o esforço para crescer acabará sendo natural.

Não deixe de fazer a leitura e, se ficar com qualquer dúvida, é só falar com a nossa equipe.

Chame no WhatsApp