(11) 2065-8200

Seja qual for o tamanho de sua empresa, investir em uma boa gestão financeira é essencial, para que seu negócio possa criar raízes, permitindo planejar e desenhar cenários futuros, facilitando as decisões sobre os melhores rumos a serem seguidos.

Um gerenciamento financeiro eficiente permitirá maior qualidade na condução da empresa, especialmente nos tempos atuais, quando as organizações têm que estar preparadas para um mercado dinâmico, onde crises econômicas, políticas e até de saúde precisam ser enfrentadas com agilidade.

Em um cenário como esse, erros na gestão financeira têm potencial para causar graves danos à operação e quanto mais tempo persistirem, pior será!

Fugir dos equívocos é, portanto, imprescindível para superar os desafios, garantindo consistência e continuidade à organização.

Além do mais, fugir dos erros na gestão financeira, significa maior capacidade para investir em itens significativos, como treinamentos para os colaboradores, inovação, ativos que vão melhorar a produtividade, agilidade e qualidade de produtos e serviços, entre outros.

Para ajudá-lo a administrar corretamente o capital da sua organização, permitindo alcançar o desejado crescimento organizacional, produzimos este artigo que mostrará quais as principais falhas cometidas no momento de controlar as finanças.

Acompanhe e faça os melhores investimentos para sua empresa!

Top 7 – principais erros na gestão financeira

Antes de listarmos as falhas mais comuns dos gestores, quando o assunto são as finanças organizacionais, é importante lembrar que essa má gestão ocasiona uma série de problemas, entre eles podemos destacar:

  • Descontrole no capital de giro, o que pode levar à inviabilidade das operações;
  • Falta de conhecimento do valor real do patrimônio organizacional;
  • Erro na definição do preço de venda dos produtos e serviços, o que pode gerar prejuízos financeiros;
  • Falta de dados confiáveis para a elaboração de um planejamento estratégico e financeiro correto, podendo gerar dificuldades para saldar as dívidas do negócio;
  • Desconhecimento em relação às informações de retirada de pró-labore, podendo ocasionar um passivo para a organização.

 

Vale ressaltar que contar com o apoio de uma empresa contábil é a melhor forma de evitar esses problemas e manter a saúde financeira da empresa.

No entanto, mesmo tendo ajuda profissional, o gestor precisa fazer sua parte no dia a dia, fugindo dos erros na gestão financeira, tão nocivos aos negócios. Sendo assim, vamos conhecer os principais, para que possam ser evitados.

1º erro na gestão financeira:
Falta de conhecimento das operações e de análise de desempenho

Conheça toda a operação de sua empresa com detalhes, visando identificar possíveis problemas e preparando-se para solucioná-los de modo rápido. Imagine o prejuízo de descobrir, após meses, que uma determinada matéria-prima poderia ser adquirida com desconto junto a outro fornecedor, por exemplo.

Também é muito importante ter um registro correto e atualizado de informações financeiras que permitam analisar o desempenho, verificando a sustentabilidade do negócio.

2º erro na gestão financeira:
Misturar contas pessoais e da empresa

Infelizmente esse erro na gestão financeira é muito comum, principalmente quando o próprio empreendedor é o responsável por cuidar das finanças organizacionais.

O problema é que essa prática equivocada onera o fluxo de caixa, colocando em risco o funcionamento organizacional.

3º erro na gestão financeira:
Não projetar o fluxo de caixa

A desvalorização desse processo pode gerar muitos problemas na gestão financeira de qualquer negócio.

Não basta conferir o extrato bancário, avaliando todas as entradas e saídas. É preciso, também, analisar os recursos disponíveis, o que precisa ser reservado para pagamentos futuros e qual a previsão de entradas.

Não ter clareza dessas informações é um erro na gestão financeira, já que se torna praticamente impossível tomar decisões que sejam saudáveis à saúde econômica das operações.

4º erro na gestão financeira:
Não definir pró-labore

É preciso que o dono da empresa defina sua remuneração mensal e mantenha-se dentro desse valor fixado. Retirar valores extras compromete o orçamento e o ciclo financeiro da empresa.

Mesmo que a empresa tenha lucros acima do esperado, é preciso resistir à tentação de aumentar o próprio ganho, usando o valor extra para investimentos que levarão ao crescimento organizacional.

 erro na gestão financeira:
Capital de giro sem gestão

Sendo responsável pela manutenção e continuidade de um negócio, o capital de giro precisa ser suficiente para manter as operações em pleno funcionamento. Sendo assim, negligenciar esse importante quesito é um erro na gestão financeira, precisando ser evitado.

6º erro na gestão financeira:
Negligenciar o controle de estoque

Calcular o estoque ideal para as operações, economizando com armazenagem e otimizando o processo de compras é essencial para as finanças de uma empresa.

Aquisições que precisam ser feitas às pressas costumam gerar custos mais altos, porque se perde o poder de negociação, tendo em vista a necessidade de entrega urgente.

Para evitar esse erro na gestão financeira é preciso um bom planejamento, bem como um controle atualizado e confiável dos itens em estoque.

7º erro na gestão financeira:
Não ter reserva nem plano financeiro

Imprevistos acontecem constantemente e uma empresa precisa ter reserva para atravessar períodos difíceis, como o provocado pela pandemia da Covid-19. Esse capital será usado, para pagar despesas urgentes e garantir investimentos necessários, para manter o negócio em funcionamento e, ainda, para se manter em crescimento.

Um bom planejamento prévio, com objetivos definidos, também é essencial, para que a empresa define sua trajetória de crescimento, comparando periodicamente o que conseguiu realizar de fato, com o que foi planejado.

Dessa maneira, é possível corrigir a rota com agilidade, caso seja identificado algum problema.

Agora que você conhece os principais erros na gestão financeira e sabe os prejuízos que ele gera em seu negócio, conte com nossos contadores para ajudá-lo a ficar longe deles. Clique aqui para tirar suas dúvidas

  Fale no WhatsApp