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Se há algo que toda empresa deseja, é vender cada vez mais. E isso só é possível quando são adotadas as técnicas de vendas certas, que farão toda a diferença, inclusive, na hora de influenciar o processo de decisão dos clientes ou possíveis clientes.

Mas, afinal, quais seriam essas técnicas?

Continue a leitura até o final para conhecer as mais importantes.

A importância das técnicas de vendas

Antes de falar das técnicas em si, porém, é importante esclarecer o motivo de elas serem tão importantes. Obviamente que essa importância se dá pelo fato de que ajudam a vender muito mais, mas é a influência que possuem sobre todos os processos por trás de cada venda que realmente importa.

Tais processos, por sinal, se tornam muito mais consolidados quando há a adoção das técnicas. As mesmas, por sua vez, permitem que uma empresa passe muito mais credibilidade para todos os públicos e tenha maior controle sobre os resultados, uma vez que nada estará sendo feito “a esmo”.

Mas é claro que, para isso, deve-se ter atenção em todas as etapas que envolvem uma venda, e aqui, mais uma vez, entram as técnicas.

Confira 5 delas abaixo e aplique-as o quanto antes em cada etapa em que for possível, envolvendo-as em um bom planejamento.

Técnicas de vendas para inserir em sua empresa agora mesmo

NÃO DIGA DIRETAMENTE AO CLIENTE O QUE ELE PRECISA

Muito pelo contrário: ajude-o a descobrir essa necessidade e perceber que o seu produto ou serviço é o ideal para ele.

Uma ótima forma de fazer isso é através do chamado Marketing de Conteúdo, que preza justamente em primeiro INFORMAR, para depois vender.

RESPEITE O ESPAÇO DE SEUS CLIENTES E LEADS

Uma outra técnica de venda que funciona é dar ao cliente, ou mesmo ao lead, o espaço que ele precisa.

Isso inclui a dica que demos acima e deve ir além, envolvendo também o fator TEMPO: por mais que a pessoa saiba o que quer e/ou precisa, nem sempre ela está pronta para fazer uma compra imediata, e “forçar a situação” sem dúvidas fará com que sua empresa e equipe de vendas não sejam bem vistas.

Utilize como exemplo suas próprias experiências em lojas físicas: é desagradável ter que escolher algo com um funcionário por perto o tempo todo esperando que você compre, não é mesmo?

UTILIZE O PREÇO A SEU FAVOR

Não é raro encontrar empresários que acreditam que vender barato é uma das melhores técnicas de vendas que existem, e que se enganam profundamente com esse pensamento.

Toda formação de preço deve ser bem feita, e não guiada apenas pela vontade de agradar o cliente. Isso sem citar o fato de que vender algo mais caro em inúmeros casos também ajuda a agregar valor.

De qualquer forma, faça suas vendas se baseando no preço que condiz com a SUA realidade e a do SEU negócio. E se não sabe como chegar a ele, basta baixar gratuitamente nossa PLANILHA DE FORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE PREÇO DE VENDA CLICANDO AQUI.

FOQUE SEMPRE NOS BENEFÍCIOS

Sua equipe de vendas deve ser extremamente transparente na hora de responder as perguntas dos clientes ou possíveis clientes a respeito do produto ou serviço adquirido.

Mas ela deve, também, se lembrar de focar sempre nos benefícios do que está sendo vendido. Se sua empresa fabrica e/ou vende botas para trekking, por exemplo, o foco deve estar em falar do conforto, da resistência à água e proteção para o calcanhar, entre outras coisas, e não no fato de que, passados anos de uso, o solado pode se soltar um pouco ou apresentar pequenos problemas que esse tipo de bota, quando muito utilizada, tende a apresentar.

Mostre através dos benefícios que o que está sendo vendido de fato é a solução que o cliente busca e, a depender do caso, não deixe de ampará-lo através de garantia ou contrato.

FIDELIZE OS CLIENTES QUE JÁ POSSUI

E, claro, não poderíamos esquecer aquela que é uma das técnicas de vendas mais poderosas: a fidelização!

Muitas vezes os esforços ficam em apenas atrair novos clientes, quando na verdade poderiam ser direcionados para fidelizar os clientes que sua empresa já tem, o que gera novas vendas da mesma forma.

Afinal, um cliente fidelizado tende a comprar sempre no mesmo local e ainda indicar para seus amigos e conhecidos. Se em sua empresa ainda não existe nenhuma estratégia com esse propósito, busque inicia-la o quanto antes.

Por fim, não se esqueça de que é essencial que você e sua equipe de vendas conheçam a fundo o que estão vendendo, e que cada colaborador dessa equipe terá um desempenho muito melhor se estiver se sentindo motivado.

No artigo Como motivar a equipe de vendas da sua empresa: dicas para não errar você descobrirá como criar essa motivação e ver os resultados sendo melhorados a cada dia.

Não deixe também de baixar a planilha de formação de preço de venda mencionada mais acima e, se houver qualquer dúvida, basta entrar em contato e nossa equipe irá te ajudar.

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