A administração do preço de venda é uma tarefa muito complexa, pois envolve elementos como: o mercado, a estrutura de custos, ociosidade, entre outros. Não basta saber calcular o preço de venda, é necessário um acompanhamento permanente do comportamento do mercado, do volume de vendas, ponto de equilíbrio e evolução da estrutura de custos.
Em determinadas circunstâncias, pode-se aumentar ou diminuir o preço de venda para maximizar os lucros ou evitar prejuízos. Por exemplo, vamos supor que a empresa já tenha alcançado o ponto de equilíbrio. Quando o volume de vendas alcança o ponto de equilíbrio, significa que o custo fixo já está pago e o que vem depois é lucro. Nesse caso, pode-se retirar parte do custo fixo do cálculo, baixando o preço sem diminuir a margem de lucro. Essa pratica pode viabilizar uma venda em grande quantidade, maximizando os lucros. Por outro lado, em épocas difíceis, pode-se diminuir a margem de lucro para manter o volume de vendas no ponto de equilíbrio, dessa forma, estará pagando os custos fixos e evitando prejuízos. O preço de venda também pode ser alterado estrategicamente para não perder espaço para a concorrência.
A Santana Contabilidade oferece consultoria na formação e administração do preço de venda a preços acessíveis para micro e pequenas empresas.
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Custos Fixos
São aquelas que não variam conforme o volume de vendas, ou seja, é o custo da estrutura funcional da empresa. Elas existem independentemente de ter ou não vendas.
Capacidade Vendas
É o quanto a empresa consegue vender com uma determinada estrutura de custo fixo.
Custos Variáveis
São as que variam conforme o volume de vendas, ou seja, elas incidem sobre o preço de venda, de forma que só existem se houver vendas.
Margem de Lucro Líquida
É o lucro líquido obtido na venda de determinado produto, ou, seja, é o que sobra do preço de venda após deduzidas as despesas fixas e variáveis. (Valor de venda menos custo da mercadoria, despesas e impostos).
Ponto de Equilíbrio
É um indicador que mostra quanto a empresa precisa vender para pagar todos os custos despesas. Quando o volume de vendas alcança o ponto de equilíbrio, significa que a receita é igual a todos os custos e despesas, o que deixa o empresário tranqüilo, que não haverá prejuízos. A empresa só começará a produzir lucros quando o volume de vendas ultrapassar o ponto de equilíbrio. Com isso podemos afirmar que:
Volume de vendas igual ao ponto de equilíbrio = lucro zero
Volume de vendas menor que o ponto de equilíbrio = prejuízo
Volume de vendas maior que o ponto de equilíbrio = lucro.
Pelo que vimos acima, é de fundamental importância que o empresário saiba calcular o ponto de equilíbrio de sua empresa, somente assim ele saberá o quanto precisa faturar para não ter prejuízo.
Para calcular o ponto de equilíbrio, basta aplicar a seguinte fórmula matemática: PE = CF/1-CV, onde:
PE = Ponto de Equilíbrio
CF = Custo Fixo
CV = Custo Variável
Analisando o cálculo do ponto de equilíbrio podemos concluir que:
- Quanto menor o ponto de equilíbrio, melhor;
- Quanto menor o custo fixo, menor será o ponto de equilíbrio;
- O gráfico acima mostra que o valor das vendas é exatamente igual ao custo total e o resultado é zero.
Markup
Markup ou Mark Up é uma palavra inglesa que significa remarcação do preço para cima, aumento do preço. É um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda, somando-se ao custo unitário do produto ou serviço uma margem de lucro para obter-se o preço de venda.
O preço de venda deve ser suficiente para cobrir todos os custos, despesas, impostos e sobrar a margem de lucro pretendida. Dessa forma conclui-se que o preço de venda é igual a somatória de todos os custos e lucro.
(+) Custos
(+) Despesas
(+) Impostos
(+) Lucro
(=) Preço de Venda
Fórmula do Markup Divisor
MKD = 1-CF-CV-ML, onde:
MKD = Markup Divisor | ||
1 = representa o preço de venda | Um inteiro | |
CF = Custo Fixo | São representados em forma de coeficiente, ex. 0,1 significa que representa 10% do preço de venda (A soma de CF + CV + ML é sempre igual a 1 inteiro). | |
CV = Custo Variável | ||
ML = Margem de Lucro |
Fórmula do Markup Multiplicador
MKM = 1/MKD
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