(11) 9 8585-8683   Fale no WhatsApp

Saber qual é o exato investimento para abrir uma padaria é essencial para começar a empreender no mercado da panificação. Mercado esse que, de fato, é muito promissor: mesmo em um período de crise, ele consegue manter seu crescimento, como mostra essa matéria da AF News.

O que você também precisa saber, entretanto, é que existem inúmeros fatores que devem ser considerados para se chegar ao investimento necessário, visto que o valor final depende do projeto de cada empreendedor.

Ou seja: é preciso analisar caso a caso, mas existem muitos pontos que são os mesmos em qualquer projeto, e é sobre eles que falaremos a seguir.

Dessa forma, você já conseguirá ter uma base de quanto irá precisar para montar sua padaria.

O que considerar para descobrir seu investimento para montar uma padaria

QUALIFICAÇÃO

Mesmo que você já tenha alguma familiaridade com a área e esteja pensando em contratar pessoas especializadas para sua equipe, buscar qualificação é essencial.

E aqui não nos referimos necessariamente a se qualificar no que diz respeito a ser capaz de cuidar da produção diária da sua padaria, mas também, e principalmente, em relação a ser capaz de gerir um negócio considerando todos os seus aspectos.

TIPO DE PADARIA

Como mencionamos no início, o investimento para montar uma padaria muda de acordo com o projeto que se tem em mente, por isso é importante avaliar o modelo com o qual você deseja trabalhar.

Será uma padaria pequena, “de bairro”? Será uma padaria boutique?

Existem diversos formatos: defina o seu para saber exatamente quanto precisará investir.

IMÓVEL

Na hora de montar uma padaria, o imóvel escolhido influencia muito no investimento!

As questões que devem ser consideradas, nesse quesito, incluem:

  • Compra ou aluguel;
  • Adaptação para atender às necessidades desse tipo de negócio;
  • Reformas diversas.

Tudo isso deve ser colocado na ponta do lápis.

CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

Nenhuma padaria funciona sem uma boa equipe, e contratar esse time também exige um investimento.

Você terá que se precaver tanto no que diz respeito ao pagamento de salários e benefícios, por exemplo, quanto no que diz respeito também aos treinamentos.

EQUIPAMENTOS

Mesmo que muitos equipamentos sejam adquiridos com o tempo, existem aqueles considerados básicos, que precisam fazer parte da sua operação desde o início.

Confira 5 deles nesse artigo e faça o quanto antes o levantamento dos preços e condições de pagamento em sua região.

ESTOQUE INICIAL

Quanto antes você pesquisar também sobre os insumos que irá utilizar, melhor.

Afinal, sua padaria deve ser inaugurada já com muitos produtos, o que significa providenciar um estoque inicial que dê conta da demanda e te permita ter uma noção das compras que precisará fazer mês a mês.

MARKETING E DIVULGAÇÃO

E, por falar em inauguração, é claro que não podemos deixar de lado o marketing e a divulgação.

Eles também compõem o investimento para montar uma padaria pelo simples fato de que sua marca precisa ser vista e ficar conhecida em sua região. E isso só é possível através de ações específicas, mesmo que simples, como panfletagem e publicações impulsionadas nas redes sociais.

Parece muita coisa, não é mesmo?

Mas ainda não acabou!

Além de todos esses fatores acima, você deve considerar também o Capital de Giro que irá manter seu negócio funcionando enquanto o lucro não começa a surgir.

Por onde começar…

Organização é essencial, por isso a principal dica a ser seguida é criar um Plano de Negócios contendo cada um dos pontos mencionados aqui, assim você conseguirá ver de forma clara qual será o investimento necessário para montar sua padaria.

Não se esqueça, também, de consultar um bom contador para te auxiliar no processo de abertura do negócio, evitando imprevistos legais e financeiros: a equipe da Santana Contábil está preparada para te ajudar no que for preciso, entre em contato agora mesmo.