Se há uma verdade comum para qualquer empreendedor é a de que não importa se você tem um negócio de pequeno, médio ou grande porte: em todos os casos é imprescindível saber como gerir uma empresa evitando erros, afinal essa é a chave para conseguir se manter no mercado e alcançar o crescimento que todo empresário deseja.

Mas, que erros evitar e o que é preciso saber sobre esse assunto?

Bem… As dicas sobre os erros a serem evitados você descobrirá em breve, no próximo tópico, mas o que precisa ter em mente previamente em relação à gestão de empresas é que ela não deve privilegiar apenas uma ou outra área, mas sim a empresa como um todo, pois só assim a saúde do negócio será completa, e o crescimento almejado mais consistente.

Pode ser, inclusive, que você já tenha visto inúmeras dicas a respeito em suas pesquisas, mas temos certeza de que as que constam abaixo complementarão ainda mais seu conhecimento e garantirão uma gestão sem erros.

Confira a seguir.

Como gerir uma empresa evitando os 5 erros mais comuns

ERRO 1: NÃO TER UM PLANO DE NEGÓCIOS

Ele obrigatoriamente deve ser utilizado em qualquer negócio, mas no que diz respeito a como gerir uma empresa se torna ainda mais necessário.

Afinal, é através do plano de negócios que você conseguirá realmente entender a SUA empresa, pois é nele que estão todas as informações sobre ela.

A falta desse plano de negócios costuma ser apontado como um dos principais motivos para o fechamento de empresas no Brasil. Então, já sabe: faça a lição de casa corretamente.

ERRO 2: AUSÊNCIA DE PROCESSOS E METAS

É impossível falar sobre gerir uma empresa sem ter O QUE gerir dentro dela, sem citar o fato de que apenas criando algumas separações será possível visualizar por completo o que e como precisa ser gerido.

Por isso não deixe de definir processos e metas claras para literalmente todas as áreas, para que seja possível administrar com eficácia cada uma delas e seus respectivos resultados.

A avaliação de seu empreendimento requer definições claras de onde você pretende chegar. E lembre-se: esses dados não são engessados, mas devem estar em constante transformação, acompanhando as tendências de mercado.

ERRO 3: DEIXAR DE USAR FERRAMENTAS ADEQUADAS ÀS NECESSIDADES DO NEGÓCIO

Quem busca aprender como gerir uma empresa sem erros, muitas vezes acredita que essa gestão é trabalhosa e que irá tomar muito tempo no dia a dia, mas isso não condiz com a realidade.

Hoje em dia existem inúmeras ferramentas que auxiliam os gestores em inúmeras áreas, muitas vezes até mesmo automatizando algumas atividades e permitindo que exista mais tempo livre para focar em outras questões.

Tais ferramentas ajudam, por exemplo, a acompanhar linhas de produção, administrar o estoque e manter um controle real sobre as vendas.

Avalie suas necessidades, pesquise e passe a usar as ferramentas certa para tornar seus processos mais ágeis e eficazes.

ERRO 4: NÃO DEFINIR A COMUNICAÇÃO

E aqui estamos nos referindo tanto à comunicação interna quanto à externa, afinal é preciso conversar com todos os seus públicos, e isso inclui os colaboradores da empresa.

No contexto de uma boa gestão, sem erros, a comunicação atua como aliada no pós-venda, na fidelização de clientes e também na motivação. Lembrando que uma equipe motivada está sempre em busca dos melhores resultados para a empresa podendo, inclusive, te auxiliar na tarefa de gerir a mesma.

ERRO 5: DEIXAR A GESTÃO DE PESSOAS DE LADO

E, ainda falando em equipes, não podemos deixar de fora essa dica: cuide também da gestão de pessoas.

Isso pode incluir escolher bons líderes para a equipe, criar uma cultura na qual todos são ouvidos e muitos mais, sempre prezando pelo bem-estar e crescimento de todos – colaboradores que crescem ajudam a alavancar a evolução da empresa também!

Principal erro ao gerir uma empresa

Por fim, nossa última dica de como gerir uma empresa sem cometer os erros mais comuns é entender que problemas sempre surgirão, por mais impecável que seja a gestão aplicada. Porém, se você cuidar de cada área do seu negócio da forma correta eles serão menores e poderão ser combatidos com mais facilidade.

Uma dessas áreas que merece total atenção é a financeira, na qual também é possível obter ajuda para lidar com todos os processos com mais facilidade. Uma solução, nesse sentido, é contratar um bom escritório de contabilidade para estar ao seu lado e, principalmente, conhecer com clareza todos os seus números.

Você saberia dizer se o preço de venda que pratica hoje está correto?

E o ponto de equilíbrio do seu negócio, qual é?

Qual o custo para contratar um funcionário em sua empresa?

Para te ajudar a encontrar todas essas respostas criamos 3 planilhas gratuitas que podem ser baixadas agora mesmo nos links abaixo:

PLANILHA DE FORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE PREÇO DE VENDA

PLANILHA DE CÁLCULO DO PONTO DE EQUILÍBRIO

PLANILHA DE CUSTO DE CONTRATAÇÃO

Se ficar com qualquer dúvida sobre elas, ou mesmo sobre como gerir uma empresa, entre em contato para mais informações e dicas.

  Fale no WhatsApp