(11) 9 8585-8683

Não são poucas as dúvidas sobre como organizar uma empresa, principalmente quando ela está no início e tudo parece mais complicado. A boa notícia é que todo esse processo de organização é muito mais simples do que parece, desde que surja de uma simples atitude por parte do empresário: admitir que melhorias precisam ser feitas.

Essa afirmação pode soar um tanto quanto estranha, mas são muitos os empreendedores que se veem em meio ao caos e não admitem que precisam de ajuda, ou não buscam por soluções, o que só deixa o problema maior dia após dia. Fica aqui, inclusive, o nosso parabéns a você, que chegou até esse conteúdo buscando melhorar seu negócio ao notar sinais como:

  • Dificuldade em encontrar informações diversas;
  • Demora da equipe em entregar resultados simples;
  • Financeiro com números que não conversam entre si.

São esses e outros pontos que mostram o quanto é preciso pensar imediatamente em formas de deixar a empresa mais organizada, e no próximo tópico você conhecerá as dicas de como isso deve ser feito.

Dicas de como organizar uma empresa

ESTUDE TUDO O QUE PUDER SOBRE O ASSUNTO

Sempre que desejamos de fato fazer algo e obter sucesso com essa iniciativa precisamos estudar um pouco, e com a organização de uma empresa não seria diferente.

Além de buscar por bons conteúdos, como esse que está lendo agora, busque também materiais mais aprofundados sobre gestão de processos, por exemplo. Para alguns se trata de uma tarefa “chata”, mas tenha certeza de que faz toda a diferença.

CRIE E MANTENHA ÁREAS SEPARADAS EM SUA EMPRESA

Essa é uma dica um tanto óbvia, mas que nem sempre merece a devida atenção.

Para haver organização, é preciso que cada coisa esteja em seu lugar, e isso diz respeito também às atividades: o que é do comercial, por exemplo, não deve ser misturado com o que é do administrativo, incluindo os colaboradores.

Crie essa separação em sua empresa e preze para que ela seja mantida, com cada pessoa trabalhando única e exclusivamente em sua área, a não ser que seja de fato necessário contribuir com outras.

CRIE PROCESSOS

Depois de definidas todas as áreas da sua empresa, o próximo passo é criar os processos para cada uma delas.

Lembre-se de que tais processos precisam ser claros, de fácil entendimento para todos, caso contrário a falta de organização continuará existindo. Para evitar que isso ocorra, mantenha tudo documentado: assim, quem tiver dúvidas poderá tirá-las e manter tudo funcionando perfeitamente.

Por exemplo: se a equipe da logística não sabe ao certo como que determinado produto deve sair do estoque para entrega, como deve ser dada a baixa ou algo similar, o acesso aos documentos poderá ajudar, e muito.

DELEGUE RESPONSABILIDADES

Mas de nada adianta ter áreas e processos preparados se apenas uma pessoa tiver que cuidar de tudo. Afinal, um grande volume de trabalho também atrapalha na organização, e não só nas empresas.

Crie equipes e líderes que realmente possam dar conta das tarefas de cada departamento, assim tudo fluirá melhor e você não ficará sobrecarregado.

CONTROLE OS GASTOS

Qualquer pessoa que deseje saber como organizar uma empresa definitivamente precisa dar atenção especial ao dinheiro que circula por ela.

Logo, ter um controle eficaz sobre os gastos também é importante, pois sabendo de onde vem e para onde vai cada centavo se torna muito mais difícil ter um estoque desorganizado, por exemplo, pois você sempre saberá quanto precisa ter em caixa para manter essa área em dia.

UTILIZE PLANILHAS

Tudo isso te parece complicado demais?

Se sim, não se preocupe: existem dezenas de planilhas que você pode (e deve) utilizar para manter tudo ainda mais organizado.

Muitas delas são automatizadas, o que otimiza ainda mais todos os processos, sejam eles administrativos, financeiros ou de qualquer outra natureza.

Procure as que mais se adequem à sua necessidade e comece a utilizá-las o quanto antes.

MANTENHA UMA BOA COMUNICAÇÃO ENTRE TODOS

E por fim, quando tudo estiver de fato organizado, busque também manter uma boa comunicação entre todo os que compõem a empresa.

Essa é uma das maneiras mais simples de saber se tudo está funcionando como o esperado, pois cada um poderá dar seu feedback e contribuir para possíveis melhorias que ainda sejam necessárias.

E voltando às planilhas…

Você pode ter acesso a 3 delas gratuitamente nesse exato momento, sendo elas destinadas a assuntos que são igualmente importantes para que sua empresa se mantenha organizada principalmente em relação aos números:

BAIXE AQUI A PLANILHA DE FORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE PREÇO DE VENDA

BAIXE AQUI A PLANILHA DE CUSTO DE CONTRATAÇÃO

BAIXE A AQUI A PLANILHA DE CÁLCULO DE PONTO DE EQUILÍBRIO

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e fale com a nossa equipe.