(11) 2065-8200

Nem todo empresário sabe como contratar funcionário, e isso pode vir a ser um problema. É claro que com um bom RH as coisas se tornam mais fáceis e você, como dono da empresa, não precisa necessariamente intervir, mas acredite: mais cedo ou mais tarde sua participação será necessária, principalmente se a vaga a ser ocupada estiver diretamente ligada às suas atividades.

A pergunta é: como fazer essa contratação de forma certeira, evitando aborrecimentos futuros?

Bem… As dicas nesse sentido não poderiam ser mais simples. Confira a seguir.

As principais dicas de como contratar funcionário

Algumas dessas dicas você já deve ter visto ou escutado por aí, mas é sempre bom reforçar.

Veja abaixo quais são:

ENTENDA AS EXIGÊNCIAS DA VAGA EM ABERTO

Partir de uma informação simplista demais definitivamente não é algo que deve ser feito por quem busca saber como contratar funcionário.

Não adiantar saber apenas que a empresa precisa de um Auxiliar de Logística, por exemplo. É preciso saber todas as exigências dessa vaga e quais serão as atividades desempenhadas, pois só assim há chances de conseguir o colaborador ideal.

Não se esqueça de listar, também, tudo o que a empresa pode oferecer a esse novo funcionário, como o valor do salário e os benefícios.

FAÇA A DIVULGAÇÃO DA VAGA DA FORMA CORRETA

Ainda seguindo o exemplo acima, não basta apenas criar um anúncio informando “contrata-se Auxiliar de Logística”, pois trata-se de uma informação extremamente vaga e que pode atrair inúmeros tipos de candidato.

Seja transparente e vá direto ao ponto, colocando nesse anúncio as exigências e benefícios mencionados acima. No que diz respeito à divulgação em si, sites de emprego, grupos no Facebook e o site da própria empresa são algumas boas opções de canal.

CRIE UM BOM PROCESSO SELETIVO

Os esforços para contratar funcionário de forma certeira devem prosseguir, envolvendo também a criação do processo seletivo.

Aqui, é válido analisar o que “combina mais” com a sua empresa, mas lembre-se que é sempre possível inovar.

Para determinadas vagas, nem sempre uma dinâmica de grupo é válida, por exemplo, sendo melhor apostar em testes práticos ou mesmo aguardar o período de experiência.

ATENTE-SE AO PERFIL DO CANDIDATO

Durante o processo seletivo, não deixe de observar com atenção cada candidato e características como a pró-atividade, que fazem toda a diferença no dia-a-dia.

Se possível, utilize a análise de perfil comportamental como parceira nesse momento: mesmo que uma pessoa tenha se destacado nitidamente, faça a aplicação da análise para descobrir ainda mais sobre ela e ter certeza de que está fazendo uma boa contratação.

O que mais você precisa saber

O que não foi citado acima, mas que também deve ser definido, é como será efetivada a contratação desse funcionário, visto que isso pode ocorrer tanto através da já conhecida CLT quanto através de um contrato PJ.

A escolha varia de empresa para empresa, sendo que a contratação de pessoa jurídica normalmente ocorre em empresas menores, mas as duas modalidades apresentam vantagens. Após definido o que é melhor para o seu caso veja, ainda, se de fato haverá um período de experiência ou não.

Outro ponto fundamental que você deve conhecer é a importância do auxílio de um contador em todo esse processo, uma vez que o mesmo envolve burocracias específicas e tende a exigir muito tempo e atenção do empresário, quando feito de forma “independente”.

Se você ainda não possui um escritório para te auxiliar, conte com a Santana Contábil: temos dezenas de contadores especializados nas mais diversas demandas empresariais, inclusive contratação de funcionário.

Nós podemos, inclusive, te mostrar qual o verdadeiro custo que cada funcionário representa em seu negócio, informação essa que muitos empresários ignoram e que faz total diferença no financeiro.

Descubra agora mesmo baixando gratuitamente a Planilha de Custo de Contratação clicando aqui.

Se tiver qualquer dúvida, seja sobre a planilha ou sobre como contratar funcionário, entre em contato e converse com um de nossos contadores para mais informações, sem qualquer compromisso.

E lembre-se: uma contratação bem feita é essencial para evitar gastos desnecessários e fazer sua empresa progredir cada vez mais.

  Fale no WhatsApp