(11) 2065-8200

Que tal descobrir como criar um nome de empresa seguindo 5 dicas simples, e essenciais para esse processo? Todas elas podem ser colocadas em prática o quanto antes, permitindo que seu negócio seja nomeado e possa sair do papel com o pé direito.

Saiba mais no tópico abaixo e não se esqueça de ir colocando no papel tudo o que vier à cabeça durante a leitura, pois essa prática poderá te ajudar a chegar ao nome perfeito.

Dicas de como criar um nome para empresa

DICA 1: FOQUE NO SIMPLES

Sabemos que muitas ideias de nome são tentadoras, mas nem todas elas são úteis para todos os empreendimentos.

Nomes em outros idiomas ou longos demais, por exemplo, podem ser difíceis de memorizar, por isso a melhor coisa a se fazer é focar no simples: algo curto, fácil de ser lembrado e que seja amigável.

DICA 2: LEVE EM CONSIDERAÇÃO O SEU PÚBLICO-ALVO

A segunda dica de como criar um nome de empresa é considerar as características do seu público-alvo, principalmente se a ideia é fazer com que esse nome seja amigável, como mencionado na dica acima.

Trata-se de um público “descolado”? É formado por esportistas? Qual a faixa etária?

Acredite: ter esse conhecimento te ajudará MUITO no processo de escolha do nome, bem como ter definidas, de forma clara, todas as informações de sua empresa, como o produto ou serviço que irá oferecer ao mercado.

Afinal, se você vai vender chocolate, escolher um nome que remeta a moda seria estranho, não é mesmo?

DICA 3: PESQUISE REFERÊNCIAS E VEJA SE O NOME JÁ NÃO EXISTE

É perfeitamente possível que você consiga, sozinho, pensar em diversos nomes que pode utilizar, mas cuidado: muitos deles podem já existir.

Para evitar “plagiar” um concorrente nesse quesito, pesquise todas as referências que puder e a existência de tudo o que você já escolheu. Dessa forma, caso o nome que você mais queria já exista, será simples pensar em outro.

DICA 4: FAÇA UM BRAINSTORM

Um brainstorm nada mais é do que, literalmente, uma tempestade de ideias e uma ótima ferramenta para quem busca saber como criar um nome de empresa.

Para utilizá-lo é simples: se reúna com seus sócios e demais pessoas envolvidas em seu projeto para, juntos, pensarem em todos os nomes que conseguirem. Todos devem ser considerados, mesmo aqueles que parecem mais absurdos, e após feita a “lista” basta ir descartando um ou outro até restar apenas o nome ideal.

DICA 5: SE POSSÍVEL, FAÇA UMA PESQUISA DE ACEITAÇÃO

Escolhido o nome ideal, é hora de saber se ele realmente dará certo.

Isso pode ser feito com o decorrer do tempo, após a empresa estar em funcionamento, mas nada impede que uma pesquisa seja feita junto a uma amostra do público-alvo antes de o negócio sair do papel.

E além de se certificar de que esse nome será bem aceito, não esqueça, também, de verificar se já existem domínios que o utilizam por algum motivo. Afinal, toda empresa precisa de um site com seu nome, e se ele já existir será preciso pensar em um que não entre em conflito com outras empresas.

Sobre a importância de criar um bom nome para sua empresa

Vale lembrar que, embora possa parecer trabalhosa, a criação de um bom nome é essencial para gerar diferenciação diante da concorrência e fortalecimento da marca. Mas é preciso, também, que você não se esqueça de fazer um trabalho voltado a se fixar no mercado e na mente dos clientes, seja através das redes sociais, do marketing tradicional off-line ou como julgar necessário.

E, claro: comece com um bom planejamento, que permita que essa fixação seja permanente, e tenha desde o início controle sobre todos os processos, incluindo o de precificação, para evitar imprevistos diversos.

Imagine, por exemplo, perceber que seu preço de venda está baixo demais e decidir aumentá-lo “do nada”, sem nenhum critério… Isso causaria no mínimo uma má impressão nos clientes, não é mesmo?

Evite passar por isso: baixe agora mesmo, gratuitamente, nossa Planilha de Formação e Administração de Preço de Venda e chegue ao preço ideal que te cobrirá custos, despesas e imposto e, claro, te permitir ter lucro sobre cada venda.

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD

E se ficar com qualquer dúvida é só entrar em contato.

  Fale no WhatsApp