(11) 2065-8200

Não são poucas as pessoas que se interessam em saber como montar um food truck no Brasil. Esse modelo não é novo no país, mas ainda desperta o interesse, por se tratar de uma forma inovadora e despojada de vender comida.

Vale ressaltar que, na verdade, existem food trucks de diversos tipos: aqueles que funcionam como estúdio de tatuagem e outros que funcionam como spas, por exemplo. Mas, nesse conteúdo, nosso foco serão aqueles voltados para alimentação.

Como montar um food truck no Brasil

A primeira coisa que você precisa saber para montar um food truck no Brasil é que se trata da abertura de uma empresa, mesmo que sobre rodas, portando é preciso ter um CNPJ e alvará de funcionamento.

Da mesma forma, é preciso ainda seguir as determinações da ANVISA, mais especificamente as que constam na RDC 49/2013 e na RDC 2016, e as regras do DETRAN no que diz respeito ao planejamento da cozinha e às manutenções.

Outro ponto importante é que você estará trabalhando com um veículo, mas não poderá colocá-lo onde quiser, e é aí que entra o Termo de Permissão de USO (TPU). É através dele que a prefeitura permite o uso de espaços públicos previamente definidos, nos quais você poderá atuar.

Parece complicado?

Bem… Tem mais um detalhe: até a publicação desse post (julho de 2020), não havia uma lei nacional sobre o assunto, mas sim as adotadas separadamente pelos Estados para suas cidades.

Rio de Janeiro e São Paulo foram, por sinal, os primeiros a colocar regras para os empreendedores, mas pode ser que na sua região a legislação seja diferente.

Veja alguns exemplos das determinações que existem/já existiram:

EM SÃO PAULO

O horário de operação foi definido da seguinte forma: permissão para trabalhar no mínimo 4 horas e no máximo 12 horas por dia.

EM PORTO ALEGRE

Os food trucks foram proibidos de estacionar na frente de casas noturnas.

EM CURITIBA

Uma lei foi criada para garantir que os food trucks fiquem pelo menos 200 metros longe dos comércios de alimentos além de, em locais públicos, estarem proibidos de fazer panfletagem, degustação ou mesmo disponibilizar mesas para os clientes.

Ou seja: se você realmente quer saber como montar um food truck no Brasil, precisa procurar saber também qual é o processo para montar um food truck em sua cidade, pois a lei pode mudar de acordo com a localização.

Mais dicas de como montar um food truck

Como é possível perceber, no processo para montar um food truck não existe muito segredo.

Você vai precisar:

  • Entender que está abrindo uma empresa;
  • Saber como deve configurar seu food truck, para que te atenda e seja seguro;
  • Descobrir onde/como poderá trabalhar.

Leia também: Entenda o que é uma empresa M.E.

E não acaba por aí:

É de extrema importância que, ao menos num primeiro momento, você busque participar de eventos que reúnem trucks num mesmo espaço, como shows e feiras gastronômicas, pois assim conseguirá deixar sua marca mais visível.

Outra ideia interessante, principalmente se em sua cidade existirem muitas regras em relação ao uso do espaço público, é fazer parcerias com locais privados. Será que onde você mora não existe um condomínio empresarial que pode se interessar pelo seu negócio, por exemplo?

Só não se esqueça de, antes de tudo isso, estruturar tudo MUITO bem, principalmente o preço de venda que irá trabalhar.

Ele precisa ser calculado corretamente, principalmente por que, nesse modelo de negócios, é comum que muitas pessoas automaticamente achem que vão pagar caro. Esse preço precisa ser justo, tanto para os seus clientes para você, te ajudando inclusive a driblar a concorrência que, muitas vezes, precifica no “achismo”.

Se você não sabe como lidar com esse assunto, utilize nossa Planilha de Formação e Administração de Preço de Venda, é só clicar aqui e fazer o download gratuito.

Se ficar com qualquer dúvida, fale com a gente aqui.

  Fale no WhatsApp