(11) 2065-8200

Saber montar uma equipe de vendas é o primeiro passo para, de fato, vender mais. Essa afirmação é um tanto óbvia, mas muitos empresários a ignoram e, com isso, não conseguem chegar aos resultados que tanto desejam. Por isso, nesse artigo, vamos falar sobre esse assunto.

Veja no tópico abaixo as 5 dicas que você deve seguir para realmente ter uma equipe que faça a diferença no que diz respeito às vendas e, claro, ao lucro!

Dicas para montar uma equipe de vendas

COLOQUE AS PESSOAS CERTAS PARA CUIDAR DO PROCESSO SELETIVO

É claro que um processo seletivo precisa da presença do RH. Mas, no que diz respeito a montar uma equipe de vendas que realmente faça a diferença, é muito importante contar também com os gerentes de vendas e demais responsáveis por esse setor na hora de definir todas as características dos cargos que serão ocupados.

Essas características devem incluir tudo sobre o cargo em si, como as atividades que serão desempenhadas, e, principalmente, o que se espera do candidato. Dessa forma, diminui-se a chance contratar a pessoa errada.

FAÇA UMA BOA INTEGRAÇÃO

Feita a contratação, é hora de criar uma boa integração envolvendo todos os contratados para a construção de sua equipe de vendas.

Mas, atenção: não basta apenas integrá-los às demais equipes. É preciso, também, fazer com que interajam entre si e com a empresa como UM TODO, o que significa oferecer tudo o que for preciso para que entendam sobre os valores, a cultura e os processos da organização.

DÊ LIBERDADE PARA OS VENDEDORES LOGO NO INÍCIO

Trabalhar com vendas não é exatamente fácil: são necessárias estratégias para conseguir chamar a atenção do cliente e fazê-lo comprar. E, acredite: quando a empresa “engessa” demais o colaborador, a tarefa se torna ainda mais difícil.

Sendo assim, tente ser o mais flexível possível com sua equipe desde o começo, informando as regras que precisam ser seguidas, mas, ainda assim, dando a liberdade que cada um precisa para realmente conseguir vender. Afinal, cada pessoa se sente confortável trabalhando de um jeito.

NUNCA DEIXE O ACOMPANHAMENTO E OS TREINAMENTOS DE LADO

Dada a liberdade, se torna ainda mais importante fazer o acompanhamento de como cada um está se saindo.

Porém esse acompanhamento não deve ser feito apenas no período de experiência: ele deve ser constante, bem como os treinamentos para aperfeiçoamento profissional dos colaboradores.

DEFINA BEM AS METAS E ESTUDE SEU FINANCEIRO

É impossível falar de montar uma equipe de vendas sem falar de metas, afinal elas de fato fazem parte do dia a dia de todo vendedor e até mesmo ajudam a mantê-lo motivado. Mas, como em outros pontos, aqui também existem considerações que devem ser feitas.

E a principal delas está ligada à meta inicial: ela não deve ser alta demais, de modo a não assustar os colaboradores.

Aliás, aqui vai outra dica importante: aproveite o processo de construção do cargo para já definir como as metas serão trabalhadas, quais serão os salários e comissões e tudo mais que for voltado para o financeiro da empresa.

Dessa forma não existirão surpresas desagradáveis para nenhuma das partes.

Isso vale tanto para equipes externas de vendas quanto para equipes internas

Por fim, é importante frisar que todas essas dicas são válidas tanto na hora de montar uma equipe de vendas interna quanto na hora de montar uma equipe externa. O que irá mudar, caso a caso, é a forma de abordagem utilizada e os roteiros de visitação, por exemplo.

Lembre-se, também, que de qualquer forma estamos falando de um processo de contratação, que deve ter um estudo por trás, principalmente em relação a custos.

Você sabe, por exemplo, quanto custa um funcionário para a sua empresa?

Muitos empresários não sabem, e acabam sofrendo as consequências disso mais cedo ou mais tarde.

Para evitar passar por isso em seu negócio, baixe agora, gratuitamente, nossa Planilha de Custo de Contratação.

É só clicar aqui para fazer o download e, em poucos minutos, descobrir qual é esse custo para a SUA empresa. Se tiver qualquer dúvida sobre o preenchimento, nossa equipe está à disposição para uma conversa.

  Fale no WhatsApp