(11) 9 8585-8683

Saber como motivar a equipe de vendas é uma tarefa importante para qualquer empresa que busque bons resultados. Afinal, se a motivação é necessária na operação como um todo, no que diz respeito aos colaboradores que de fato “geram” clientes ela se torna obrigatória.

A boa notícia é que não é preciso grandes esforços ou investimentos para que cada membro dessa equipe se sinta mais motivado: atitudes simples do dia a dia por si só são capazes de gerar ótimos resultados, porém, infelizmente, muitas vezes são deixadas de lado pelos gestores.

Aliás, fica aqui uma pergunta: você já tem sua equipe de vendas formada?

Se não, leia o próximo tópico para aprender a criá-la, para então entender como deve ser motivada.

Criando a equipe de vendas perfeita

Para criar uma boa equipe para estar à frente das vendas de sua empresa, não basta simplesmente elaborar um processo seletivo: é preciso contratar quem realmente tenha o perfil desejado, se possível utilizando ferramentas de análise de perfil comportamental.

É preciso, ainda, determinar quem irá liderar esses funcionários e como os valores e objetivos da empresa serão passados a eles, devendo ser da forma mais clara possível. Isso sem citar, ainda, que todos devem estar alinhados a esses objetivos, caso contrário os resultados definitivamente não serão como esperado.

Posto isso, vamos ao próximo tópico: o que diz respeito à motivação propriamente dita.

Como motivar a equipe de vendas da sua empresa

OFEREÇA UMA BOA LIDERANÇA

Como mencionado acima, é importante escolher alguém para ser o líder. Porém essa escolha exige muito cuidado, afinal estamos falando de motivar os funcionários, e não de criar um clima indesejado dentro da equipe.

Isso significa que sua escolha deve ser bem pensada, considerando pessoas que de fato saibam liderar, e não apenas dar ordens. Lembre-se que seus funcionários irão gostar de ser ouvidos e contribuir abertamente, sem receios de repreensão.

OFEREÇA TREINAMENTOS

A missão de vender nem sempre é fácil, e muitas vezes esses colaboradores poderão se sentir perdidos em meio às exigências, por isso busque incentivá-los também através de treinamentos.

Treinamentos esses que podem tanto ser voltados para vendas em si quanto para outros assuntos a elas ligados, como inteligência emocional.

OFEREÇA, TAMBÉM, RECURSOS QUE FACILITEM O DIA A DIA

Para quem realmente quer saber como motivar a equipe de vendas, a automação é essencial, pois está ligada a recursos que facilitam, e MUITO, o dia a dia desses profissionais.

Um ótimo exemplo nesse sentido é o CRM de vendas: clique aqui para saber mais sobre ele e como pode ser um ótimo aliado na hora de motivar sua equipe.

SAIBA RECONHECER CADA RESULTADO

O mais comum é vermos, dentro das empresas, pessoas sendo reconhecidas por grandes feitos, como conseguir fechar uma venda com um cliente grande.

Mas por que não reconhecer também os pequenos feitos?

Reúna-se com sua equipe de vendas semanalmente apenas para elogiar o que foi feito por cada membro, por mais simples que seja a tarefa, e perceberá que a motivação será instantânea!

MOTIVE ATRAVÉS DE BONIFICAÇÃO E PRÊMIOS

E, claro: nada melhor do que bônus e prêmios para motivar a equipe de vendas ou qualquer outra equipe dentro da sua empresa.

Temos, por sinal, um artigo que fala justamente sobre isso, mostrando que é possível utilizar muito mais do que dinheiro para deixar cada colaborador mais motivado. Clique aqui para fazer a leitura.

É importante conhecer seus custos

Agora que você já sabe como motivar a equipe de vendas da sua empresa, e como formá-la do jeito certo, é importante estar ciente de outra informação: sem conhecer seus custos reais, dificilmente conseguirá seguir as dicas que demos acima.

Você sabe, por exemplo, qual o custo envolvido nas contratações que sua empresa faz?

E o ponto de equilíbrio do seu negócio, já foi calculado?

O preço de venda de seus produtos ou serviços é formado da forma CORRETA?

Foi justamente pensando em ajudar empresas que não possuem as respostas para essas perguntas que criamos 3 planilhas gratuitas para auxiliar nos respectivos cálculos, e elas podem ser baixas diretamente nos links abaixo:

PLANILHA DE FORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE PREÇO DE VENDA

PLANILHA DE CÁLCULO DE PONTO DE EQUILÍBRIO

PLANILHA DE CUSTO DE CONTRATAÇÃO

Se ficar com qualquer dúvida em relação ao download ou aos cálculos em si, basta entrar em contato.

Chame no WhatsApp