(11) 9 8585-8683

Diferente do que muitas pessoas imaginam, ninguém nasce empreendedor. Empreender é uma decisão diária, uma competência que pode ser aprimorada ao longo dos anos, com empenho e disciplina.

Todos que estão nesse processo passam por situações difíceis, momentos de desânimo e de grandes desafios, assim como vitórias, conquistas e grandes alegrias. Existem, porém, 6 características que, quando desenvolvidas, podem melhorar a percepção do empresário, e que são praticamente um trampolim para quem busca saber como se tornar um empreendedor de sucesso.

Quer saber quais são elas?

Então continue a leitura até o final.

As características que devem ser do conhecimento de quem quer saber como se tornar um empreendedor de sucesso

RESILIÊNCIA

É basicamente a capacidade de enfrentar situações desafiadoras com serenidade e saber lidar com a pressão. 

Naturalmente o empreendedor precisa se responsabilizar por muitas decisões importantes, bem como enfrentar situações desafiadoras quase que diariamente, por isso, desenvolver a resiliência é fundamental. Inteligência emocional para lidar com questões financeiras, mercadológicas e de cunho pessoal é algo que pode ser desenvolvido, e traz como consequência muito mais maturidade e segurança ao empresário.

INICIATIVA

Geralmente o que diferencia um empresário ou um gestor de um subordinado é exatamente a capacidade de tomar a iniciativa, liderar na resolução de problemas, ser pioneiro e inovar, propondo soluções nas quais ninguém havia pensado antes. Essa é uma qualidade fundamental tanto para quem já empreende quanto para quem está em busca de como se tornar um empreendedor de sucesso. 

Agir com segurança e determinação, em muitas situações, pode ser a grande diferença entre fechar um negócio, ou deixar que a concorrência te passe para trás. É essencial, também, ter a iniciativa de estar sempre de olho no seu mercado de atuação, buscando novas oportunidades e nadando conforme as marés boas e ruins que aparecem de tempos em tempos.

PLANEJAMENTO

De nada adianta ser arrojado e pioneiro, se o empreendedor não tiver uma boa capacidade de planejamento. Organizar e planejar de forma estratégica são requisitos fundamentais para a constituição de uma empresa, visto que qualquer desorganização gerencial poderá ser sentida em todos os setores. 

Desenvolver uma visão de curto, médio e longo prazo, assim como buscar ferramentas para gerenciar os processos de sua empresa, são diferenciais positivos que podem destacá-lo da concorrência.

LIDERANÇA

Todo empreendedor é, acima de tudo, um líder. Ele não lidera apenas pessoas e projetos: ele lidera, sobretudo, a si mesmo. Desde o momento da concepção de uma empresa até a constituição de suas rotinas diárias, o empresário precisa ter em mente que será, em diversos momentos, o seu próprio líder. Antes de motivar sua equipe, ele deve motivar a si mesmo, se supervisionar quanto à organização de suas tarefas, a elaboração de seus projetos e o estabelecimento de prioridades.

 Muitas vezes, o empreendedor é seu único apoiador, o único a observar sua empresa e avaliar o que está, de fato, acontecendo; o único a saber quando é a hora de contratar um novo colaborador, uma nova assessoria ou buscar novos clientes. Portanto, lembre-se que o empreendedor de sucesso é, acima de tudo, um líder automotivado.

COMPROMETIMENTO

O melhor projeto do mundo facilmente naufraga sem essa característica. Quantas histórias você já ouviu de pessoas que têm uma ideia maravilhosa na cabeça, mas não conseguem executá-las no plano prático? Ou de projetos que até começam bem, mas fracassam no meio do caminho, por falta de disciplina, comprometimento e análise dos resultados?

A motivação faz você começar, mas o comprometimento é o que te faz continuar, e todo empreendedor de sucesso entende essa relação. Nem todos os dias o empresário vai acordar super motivado para cumprir sua lista de tarefas do dia, mas o trabalho precisa ser feito, com ou sem motivação. 

E aqui temos algo que geralmente não é dito: o comprometimento também gera motivação, pois o ato de começar a executar uma tarefa faz com que você tenha vontade de concluí-la, mas se você não começar, a vontade não virá de lugar nenhum.

Desistir não é uma opção, a única alternativa existente é buscar o sucesso até encontrá-lo, e para isso ter comprometimento com o seu projeto é fundamental!

LIDAR BEM COM O FRACASSO

Mesmo tomando todos os cuidados possíveis, pode ser que seu projeto não dê certo, e isso é perfeitamente normal. O empresário de sucesso está acostumado tanto com o sucesso quanto com o fracasso, e sabe se recuperar e dar a volta por cima num curto espaço de tempo. Ele vê a adversidade como uma oportunidade de aprendizado, e utiliza sua experiência para, no futuro, evitar problemas semelhantes, sem se deprimir ou se desmotivar diante dos obstáculos.

Os empresários mais conhecidos do mundo falharam muitas vezes antes de acertar. Steve Jobs, por exemplo, coleciona erros fenomenais, como o fracasso do computador Lisa, lançado em 1982. A máquina apresentava vários problemas e um custo extremamente alto, o que levou a Apple a um prejuízo de milhões de dólares.

O sucesso de Jobs tornou seus fracassos irrelevantes, o que torna sua trajetória um ótimo exemplo de como a perseverança e a resistência ao fracasso podem levar o empreendedor por um caminho de grandes conquistas.

O empreendedorismo é uma jornada, não um destino

Por fim, gostaríamos de ressaltar que, como diz a especialista Lynda Applegate da Harvard Business School, “o empreendedorismo é uma jornada, não um destino”.

Saiba que para ser um bom empreendedor, são necessários estudo e dedicação constantes, e que você sempre pode desenvolver as habilidades e características que julgar necessárias para ampliar a sua atuação como profissional e abrir novas portas para o seu negócio.

Muitos empresários começam sua vida profissional enquanto jovens, de forma inexperiente, muitas vezes na base da tentativa e erro, e ao longo do tempo constroem uma sólida trajetória de crescimento, desenvolvimento e equilíbrio.

Ler livros sobre empreendedorismo, acompanhar sites com conteúdo sobre desenvolvimento pessoal e profissional, participar de feiras, simpósios e eventos relacionados à sua área de atuação, estudar outros idiomas… Tudo isso pode te ajudar a descobrir como ser um empreendedor de sucesso, mais preparado a cada dia.

Se mantenha também por dentro de outros assuntos ligados à formação de um negócio de sucesso, como o cálculo do preço de venda. Saiba mais aqui, e qualquer dúvida entre em contato.

Chame no WhatsApp