(11) 9 8585-8683

Você já pensou em montar uma padaria? Bem… se está lendo esse conteúdo, é por que esse realmente é o seu objetivo, e nós estamos aqui para te ajudar!

São diversos os processos com os quais você terá que lidar até sua ideia realmente estar fora do papel, como:

  • Escolha do ponto de venda;
  • Definição do público-alvo (sim, nesse tipo de negócio também é importante);
  • Estudo do investimento necessário;
  • Abertura da empresa em si, para obtenção do CNPJ.

Mas, claro, não para por aí: a escolha dos equipamentos também merece MUITA atenção e cuidado, e é por isso que criamos esse artigo.

Nele, iremos te apresentar o básico que sua padaria precisa ter para conseguir atender os clientes, confira no próximo tópico.

5 equipamentos básicos para montar uma padaria

FORNO

É claro que para montar uma padaria é preciso ter um forno, mas a questão aqui é: qual será o tipo de forno ideal para a SUA operação?

Existem diversos modelos, cada um com seus benefícios: com o forno de lastro, por exemplo, você consegue trabalhar as câmaras de forma independente, assando alimentos diferentes em cada uma delas.

É perfeito para quando for preciso assar pães e salgados ao mesmo tempo.

MODELADORA

Como o próprio nome sugere, a modeladora é o equipamento utilizado para modelar os produtos de uma padaria.

Mas você se engana se acredita que precisa adquirir uma apenas para “dar uma cara bonita” ao que vende: justamente por modelar, ela permite que os produtos sigam um padrão de tamanho e formato, o que ajuda, e muito, no combate ao desperdício.

DIVISORA DE MASSAS

E, por falar em combater o desperdício, não poderíamos deixar de fora outro equipamento básico na hora de montar uma padaria: a divisora de massas.

É com ela que você economiza o tempo da sua equipe e garante um tamanho padronizado aos seus pães. Sua produção se torna muito mais rápida, isso sem citar o benefício da facilidade na precificação, uma vez que todos os produtos sairão do forno também com o peso padronizado.

Por falar nisso, baixe gratuitamente nossa Planilha de Formação e Administração de Preço de Venda clicando aqui.

BALANÇA

A balança é essencial em inúmeros processos nesse tipo de negócio, desde a pesagem dos ingredientes para a produção, até a pesagem dos produtos na hora da venda em si.

Justamente por causa disso é interessante ter ao menos duas dentro da sua padaria, mas atenção: quanto mais precisa ela for e quanto mais peso suportar, melhor!

CILINDRO

Esse também é um daqueles equipamentos para padaria que nem sempre recebem a atenção merecida por parte dos novos empreendedores, mas faz toda a diferença na hora da produção.

Por isso nossa dica é que você também trabalhe com ele, principalmente se pretende entregar algo de qualidade aos seus clientes.

Quer um exemplo? Lá vai: o miolo perfeito do pão só existe por causa desse equipamento.

O que você também precisa saber…

Existem muitos outros equipamentos que devem ser considerados na hora de montar uma padaria, desde os mais básicos, como batedeiras, até os mais “diferentes”, como os resfriadores de água.

Mas tudo irá depender, claro, do modelo de negócio com o qual você pretende trabalhar.

Será uma padaria “de bairro”?

Será uma padaria boutique?

Cada modelo terá uma demanda e exigirá um tipo de operação, e estes deverão ser bem atendidos pelos equipamentos escolhidos por você. Não se esqueça, ainda, que é primordial que tais equipamentos estejam dentro das determinações do INMETRO e da Vigilância Sanitária.

Ficou com alguma dúvida ou quer mais informações sobre como montar uma padaria?

Clique aqui, nossa equipe está disponível para te ajudar.