(11) 9 8585-8683

Saber como administrar uma oficina mecânica é uma obrigação de qualquer empreendedor que tenha uma. Afinal, trata-se de uma empresa e, como tal, precisa ser bem administrada para se manter ativa.

De modo geral, essa administração envolve fatores presentes em qualquer outro negócio. A diferença, aqui, está no fato de que as oficinas mecânicas representam um serviço tido como essencial pelas pessoas, e essas pessoas se pautam pela confiança na hora de escolher onde levar seus carros.

Veja, abaixo, como você deve agir para gerir seu negócio da melhor forma.

Dicas de como administrar uma oficina mecânica

MANTENHA A TAXA DE ROTATIVIDADE DOS FUNCIONÁRIOS PRÓXIMA A ZERO

Como dissemos acima, os clientes desse tipo de estabelecimento se pautam pela confiança, não sendo à toa que é comum encontrar pessoas que frequentam o mesmo local há anos.

Junto a essa confiança está também o costume de sempre receber o atendimento dos mesmos profissionais, justamente por confiarem em seus serviços. Logo, mudar a equipe com frequência não é o indicado.

Faça o possível para que sua taxa de rotatividade seja próxima a zero, adotando medidas que motivem e fidelizem seus colaboradores.

NÃO DEIXE A GESTÃO DE ESTOQUE DE LADO

É impossível falar de como administrar uma oficina mecânica sem falar sobre gestão de estoque.

É preciso ter à mão todas as peças necessárias para manter os veículos dos clientes em dia. E isso significa que deve haver um controle rigoroso sobre as peças que entram e saem da oficina, para evitar imprevistos.

A boa notícia é que existem diversas ferramentas que podem ajudar a automatizar esse processo, deixando-o muito mais simples.

A LIMPEZA E A ORGANIZAÇÃO TAMBÉM DEVEM FAZER PARTE DA ADMINISTRAÇÃO

Quando pensamos em uma oficina mecânica muitas vezes vem à mente um local sujo, desorganizado e mal iluminado, mas essa é uma realidade que aos poucos está deixando de existir, ao menos para aqueles que realmente se importam com uma gestão diferenciada.

A dica, aqui, é incorporar também a limpeza e a organização em sua administração, criando processos a serem seguidos diariamente. Por exemplo: separar as ferramentas que devem ficar à mão por categoria, num sistema no qual quem retirá-la do lugar deve devolvê-la imediatamente após o uso, e especificar horários e regras sobre o que deve ser limpo e como/por quem isso deve ser feito.

Esses dois fatores nitidamente tornarão o dia a dia mais produtivo, e interferem diretamente na percepção do cliente.

COBRE O PREÇO CORRETO

O quesito financeiro deve ser levado em consideração na administração de qualquer tipo de empresa, então não deixe de cuidar de perto do que entra e sai do seu caixa.

Além disso, outro ponto que merece total atenção é o preço cobrado pelos serviços prestados e que, se tratando de oficinas mecânicas, pode até causar nos clientes a impressão de que receberão um “serviço meia boca”, caso seja cobrado barato demais, ou que estarão sendo explorados, se for um preço alto.

O ideal, claro, é calcular o preço que condiz à realidade do seu negócio, e você pode fazer isso gratuitamente clicando aqui.

Outras dicas para a sua oficina realmente dar certo

Agora, sabendo como administrar uma oficina mecânica, coloque todas as dicas em prática e dê atenção a outros detalhes que farão seu negócio prosperar.

A fidelização dos clientes é um desses detalhes, muitas vezes ignorados quando se trata de oficinas. Aliás, por falar em clientes, que tal oferecer a eles a gama mais completa possível de serviços?

Serviços esses que, claro, devem de fato ser úteis.

Ao invés de simplesmente arrumar o carro, por exemplo, seu estabelecimento pode também ter um local para lavá-los, além de contar com borracharia e a parte de elétrica automotiva, tudo para que todas as necessidades do cliente sejam sanadas em um só lugar.

Não deixe, também, de contar com boas parcerias em sua trajetória, mesmo que seja somente para tirar dúvidas.

As dúvidas contábeis, inclusive, são algumas das mais comuns no dia a dia do empreendedor, e nossa equipe está preparada para ser sua parceira e te ajudar no que for preciso.

Entre em contato para uma conversa sem compromisso, e não deixe de continuar acompanhando nosso blog para ter acesso a mais conteúdos que irão te ajudar a manter sua oficina mecânica de portas abertas.