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Você sabe o que é funil de vendas? Trata-se de um termo importante para qualquer empreendedor que busca melhorar seu processo de vendas e relacionamento com o cliente. Porém, por mais que esteja “em alta” há um bom tempo, muita gente ainda não ouviu falar sobre ele.

É o seu caso?

Se sim, sem problemas: continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

O que é funil de vendas

Saber o que é funil de vendas não poderia ser mais fácil: se trata literalmente de um funil gráfico responsável por representar a jornada pela qual uma pessoa passa antes de finalmente se tornar compradora de um produto ou serviço.

Ele é baseado no modelo AIDA, que aborda quatro momentos pelos quais essa jornada era conhecida: atenção, interesse, desejo e ação. Porém, hoje, tais momentos são resumidos em 3 etapas básicas: topo, meio e fundo do funil.

Ou seja:

NO TOPO: entram as pessoas que estão aprendendo sobre um assunto que lhes interessa e já descobriram que possuem um problema a ele relacionado. Por exemplo: precisam perder peso, mas não sabem como.

NO MEIO: entram as pessoas que já descobriam as soluções que existem a respeito, mas não sabem qual escolher. Por exemplo: contratar um nutricionista, começar a academia, contratar um personal trainer, etc.

NO FUNDO: entram as pessoas que já decidiram a solução que querem, mas ainda precisam de mais informações para de fato comprar. Por exemplo: decidiram pela academia, mas não sabem como escolher a melhor.

Nesse contexto, para o entendimento do assunto ficar ainda mais claro, vamos supor que sua empresa é, na verdade, uma academia.

Você consegue visualizar a diferença entre cada etapa e o trabalho que deve ser feito em cada uma?

É simples: o importante é nutrir as pessoas com as informações que elas precisam, até finalmente entenderem que a SUA solução é a melhor. Vale destacar, inclusive, que duas áreas da empresa são essenciais nesse processo: o marketing, nas primeiras duas etapas, e a área de vendas, na terceira etapa, quando já existe o real interesse de compra e maior chance de vender visto que o lead (potencial cliente) já sabe o que quer.

A importância do funil de vendas dentro da empresa

Agora que você já sabe o que é funil de vendas, deve estar se perguntando se é algo que realmente vá fazer a diferença dentro da sua empresa.

E a resposta é SIM, pois esse funil:

PERMITE UM TRABALHO MAIS ATUAL

Principalmente hoje, com o marketing de conteúdo sendo utilizado como nunca para gerar atração, é primordial que as empresas se atualizem.

Nada impede que modelos tradicionais de marketing e vendas sejam utilizados, mas estar com um pé na “modernidade” fará diferença inclusive diante da concorrência.

MELHORA O PROCESSO DE VENDAS EM SI

Afinal, com o uso do funil de vendas somente os leads “quentes”, que são as pessoas que já passaram pelas primeiras etapas do funil, são passados para a equipe de vendedores.

A grande vantagem, aqui, é que de fato há grande chance de que esses leads comprem, o que não ocorre quando a equipe de vendas recebe mailings comprados para serem trabalhados, por exemplo.

TRABALHA A NUTRIÇÃO DE LEADS

Essa nutrição é feita basicamente com conteúdos em diversos formatos e, dessa forma, quem não compra hoje provavelmente irá comprar amanhã, e quem já comprou algo pode vir a comprar mais.

Aliás, outro ponto importante é trabalhado nessa nutrição: a criação e o fortalecimento do relacionamento com o cliente.

Não trabalhe seu funil de vendas sem antes conhecer seus números

Como você pôde notar, o funil de vendas é uma ferramenta incrível para qualquer empresa que queira aprimorar o processo de vendas. Mas de nada adianta querer trabalhar com ele se não há conhecimento dos seus números, e nem mesmo o trabalho correto em relação a eles.

Você sabe dizer, por exemplo, se o seu preço de venda está correto?

Como ele foi calculado?

O preço da concorrência fui utilizado como parâmetro?

Esse, por sinal, é o principal número que você deve “arrumar” antes de utilizar o funil em seu negócio, e através da Planilha de Formação e Administração de Preço de Venda será possível fazer isso de forma simples.

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