(11) 9 8585-8683

Afinal, o que é uma empresa S.A.? São tantas as modalidades e nomenclaturas existentes no mundo corporativo, inclusive no que diz respeito a abrir uma empresa, que não é incomum surgir essa dúvida e outras similares.

Para você que chegou até aqui em busca de uma resposta, temos uma informação importante: não se trata de algo muito simples de ser entendido, principalmente por pessoas mais leigas.

Porém, há algumas coisas que podem ser explicadas para um maior entendimento, e é sobre 5 delas que falaremos no tópico a seguir.

Confira!

Entendendo o que é uma empresa S.A.

Nosso intuito é te explicar de forma simples e rápida os principais pontos que você deve saber sobre essa modalidade de empresa, conhecida como Sociedade Anônima, ou simplesmente S.A..

Por isso, se atente aos pontos a seguir:

  1. ELA PODE SER CLASSIFICADA EM 2 TIPOS DE CAPITAL

O capital social, nesse contexto, é divido em ações, e essa é uma das principais informações para quem precisa saber o que é uma empresa S.A., junto a outra: esse capital pode ser aberto ou fechado.

O capital aberto significa basicamente que as ações podem ser negociadas livremente, dentro e fora da Bolsa de Valores. Já no capital fechado elas não são transacionais: na verdade, raramente são colocadas a venda.

  1. É COMPOSTA POR 3 TIPOS DE ACIONISTAS

E, por lidar com ações, uma empresa S.A. tem seus acionistas, com seus respectivos direitos e deveres.

Nesse tipo de negócio eles são divididos em: Acionista Controlador, que de fato controla a empresa, Acionista Minoritário, que possui o menor número de ações, e Acionista Majoritário, que detém pelo menos 50% das ações.

  1. A PARCELA DE LUCRO É DEFINIDA PREVIAMENTE

Essa definição é feita já no estatuto, e determina qual a parcela do faturamento que cabe para cada pessoa receber.

  1. EXISTEM ÓRGÃOS ESPECÍFICOS EM UMA S.A.

Por se tratar de um empreendimento que deve ser justo para todos os envolvidos, uma empresa S.A. também precisa ter quatro órgãos, determinados por lei.

São eles:

  • Assembleia geral;
  • Conselho de administração;
  • Diretoria;
  • Conselho fiscal.
  1. EXISTE UMA LEI SÓ PARA AS EMPRESAS S.A.

E não são só os órgãos que são determinados por lei.

As Sociedades Anônimas precisam se enquadrar em diversos pontos, e são regulamentadas especificamente pela Lei 6.404/76.

Aliás, para você entender de forma mais profunda o que é uma empresa S.A., não deixe de ler essa lei. Basta clicar no link acima.

O que mais é importante saber…

A abertura de qualquer empresa exige dedicação e, principalmente, planejamento, e nas S.A. não seria diferente.

É preciso se atentar a inúmeras questões para que o negócio dê certo e não feche suas portas rapidamente, como ocorre com diversos empreendimentos pelo Brasil, e a presença de um contador em todo o processo fará toda a diferença.

Nós, da Santana Contábil, nos colocamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas em relação à abertura e à administração de uma empresa, basta clicar aqui para entrar em contato.

Disponibilizamos, ainda, 3 planilhas gratuitas para te auxiliar ainda mais no quesito financeiro.

São elas:

PLANILHA DE CUSTO DE CONTRATAÇÃO

PLANILHA DE FORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE PREÇO DE VENDA

PLANILHA DE CÁLCULO DE PONTO DE EQUILÍBRIO

Para fazer o download, é só clicar em cada uma delas.