(11) 9 8585-8683

São muitos os empreendedores que buscam saber como administrar uma pequena empresa acreditando ser algo simples e ignorando o fato de que precisam se dedicar, e muito, nessa tarefa.

E essa dedicação não é apenas para manter o negócio vivo, mas também para criar no responsável por ele o hábito da boa administração, o que será muito útil quando a empresa crescer e demandar a gestão de processos maiores.

Aliás, fica aqui uma primeira dica antes do próximo tópico: pense grande! Acostume-se a ver sua empresa como um empreendimento de sucesso, mesmo que seus números por vezes não mostrem esse cenário, pois assim sempre se esforçará para manter o melhor patamar possível.

Como administrar uma pequena empresa

CONTRATE UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE

Sabemos que esse pode parecer um investimento desnecessário, principalmente para uma pequena empresa, mas acredite: fará toda a diferença, principalmente se a ideia realmente é crescer.

A gestão financeira, para ser feita com excelência, demanda atenção a diversos detalhes, e nada melhor do que contar com contadores experientes para te ajudar e, quem sabe, cuidarem de tudo para você.

UTILIZE A TECNOLOGIA COMO ALIADA

Da mesma forma que no quesito financeiro, a gestão de outros setores também pode ser difícil para quem busca saber como administrar uma pequena empresa e não consegue lidar com todos os processos ao mesmo tempo.

A melhor coisa a se fazer nesse caso é utilizar ferramentas tecnológicas a favor da empresa, a exemplo dos softwares que ajudam a gerir estoques.

TRABALHE BEM O SEU MARKETING

Talvez você esteja encarando essa dica como de menor importância, mas assim como as demais ela também precisa ser colocada em prática dentro de uma boa administração, afinal administrar uma empresa envolve literalmente todas as áreas da mesma.

Já existe um planejamento de marketing em seu negócio? Ele conversa perfeitamente com seu público-alvo? Quais serão as metas avaliadas e os resultados esperados?

Todas essas perguntas merecem resposta.

SEJA UM BOM LÍDER

Administrar também significa, de certa forma, comandar e liderar, o que é bem diferente de apenas dar ordens.

Um bom líder sabe dar voz a todos, sabe repreender no momento certo e, principalmente, criar um ambiente no qual cada colaborador se sinta à vontade para trabalhar. Isso gera motivação o que, por sua vez, contribui para que toda a equipe queira manter a empresa em ordem, contribuindo para uma boa administração mesmo que indiretamente.

FIQUE DE OLHO NAS TAREFAS E NO DESEMPENHO DA EQUIPE

Para uma administração de fato eficaz, também é preciso saber delegar tarefas, afinal é impossível cuidar de tudo dentro de uma empresa sozinho, por menor que ela seja.

Mas atenção: lembre-se de acompanhar de perto cada tarefa e o respectivo desempenho de sua equipe, a fim de saber se de fato ela está entregando o resultado esperado.

ADOTE ATITUDES PREVENTIVAS

Essa é, de longe, uma das principais dicas de como administrar uma pequena empresa que você irá ler, e não é para menos: adotar atitudes preventivas é primordial para que o seu negócio consiga se manter bem no mercado independente do cenário que se apresente.

Se uma crise atingir o Brasil hoje, sua empresa estará preparada para continuar operando? Se sua resposta é negativa, é sinal de que de fato precisa melhorar sua administração.

Saiba também como administrar o dinheiro de uma pequena empresa

E agora que você já sabe como administrar uma empresa como um todo, é preciso saber também como cuidar do dinheiro da mesma, como ensinamos no artigo disponível nesse link.

Nele você irá descobrir o que é o pró-labore e por que deve ser respeitado, a importância das negociações nos processos de compra e os principais problemas a serem enfrentados quando a parte financeira de uma empresa é negligenciada.

Você sabia, por exemplo, que principalmente dentro do mundo dos negócios uma dívida tende a levar a outra, criando uma verdadeira bola de neve que impede o crescimento?

A boa notícia é que conhecendo bem todos os seus números você evita tanto as dívidas quanto qualquer outro problema ligado ao seu financeiro, e para dar o primeiro passo é só baixar gratuitamente as planilhas listadas abaixo:

PLANILHA DE FORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

PLANILHA DE CÁLCULO DO PONTO DE EQUILÍBRIO

PLANILHA DE CUSTO DE CONTRATAÇÃO

Se ainda restam dúvidas de como administrar uma pequena empresa ou sobre as planilhas, entre em contato para uma conversa.

Chame no WhatsApp