(11) 2065-8200

Montar um estacionamento pode ser uma ideia muito lucrativa, mas, para tanto, é preciso levar em consideração diversos pontos que dizem respeito especificamente a esse tipo de negócio.

Se você acredita que basta escolher um espaço com tamanho adequado e colocar uma placa na frente com os preços, está enganado! Existem outras particularidades que merecem sua atenção, e é sobre elas que falamos no próximo tópico.

Dicas que você precisa seguir na hora de montar um estacionamento

PESQUISE BEM A REGIÃO ONDE IRÁ ATUAR

Nessa pesquisa, você deve considerar a concorrência que já existe, a “vida comercial” da região e quais as regras municipais no que diz respeito ao uso das vagas disponibilizadas nas ruas.

Em uma área na qual não há cobrança da chamada Zona Azul, por exemplo, as pessoas poderão se sentir mais tentadas a deixar o carro na rua pela questão da economia, principalmente se o mesmo estiver assegurado. Já em áreas com muitas empresas, as chances de conseguir clientes mensalistas serão bem maiores.

Estude bastante esses pontos além de, claro, checar se a região escolhida possui um espaço físico que comporta sua ideia.

DESCUBRA AS EXPECTATIVAS DO SEU PÚBLICO

Definir as características do público-alvo na hora de montar um estacionamento não é difícil. Mas, para que o resultado seja completo, você precisa ter a resposta para perguntas como:

É aqui, por sinal, que você começará a descobrir como pode se destacar em relação à concorrência.

DEFINA OS DIFERENCIAIS QUE PODE ENTREGAR

Mesmo sem fazer o levantamento sobre o que o seu público-alvo espera, nada impede que você analise a região no que se refere ao que é entregue pelos concorrentes para, assim, descobrir como pode se diferenciar.

Alguns diferenciais no que diz respeito aos estacionamentos incluem:

  • Serviços de mecânica
  • Serviços de lavagem
  • O uso da tecnologia, como totens, cancelas e outros equipamentos modernos.

Leia também: Descubra como administrar uma oficina mecânica

SIGA AS REGRAS CRIADAS PARA ESSE TIPO DE NEGÓCIO

Além de seguir as dicas acima, é de extrema importância que você, na hora de montar um estacionamento, se atente às regras que precisará seguir.

Elas dizem respeito, por exemplo, à forma como o preço é exposto ao cliente e à segurança entregue no que diz respeito à integridade do veículo.

Verifique os direitos do consumidor e o que é exigido em sua cidade nesse sentido.

Lembre-se que se trata de um negócio como qualquer outro

Essas 4 dicas acima, como mencionamos no início desse conteúdo, estão voltadas especificamente para a abertura de um estacionamento. Porém, ainda existem outras que você não pode deixar de seguir, como:

  • Fazer o levantamento do investimento necessário
  • Comprar os equipamentos que esse tipo de negócio exige
  • Criar um plano de marketing

Um empreendimento como esse também precisa ter em seu plano de negócio as determinações ligadas à contratação de funcionários e precificação. E a boa notícia é que a Santana Contábil pode te ajudar em todo esse processo.

No que diz respeito aos seus preços e funcionários, temos duas planilhas gratuitas para te ajudar, clique nos links abaixo para fazer o download agora mesmo:

PLANILHA DE CUSTO DE CONTRATAÇÃO

PLANILHA DE FORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE PREÇO DE VENDA

Havendo qualquer dúvida, seja sobre os processos contábeis do seu empreendimento ou sobre o preenchimento das planilhas, clique aqui e converse com a nossa equipe.

  Fale no WhatsApp