(11) 9 8585-8683

Se você está começando um negócio, fez a escolha certa ao buscar saber como definir os valores de uma empresa. Muitos empreendedores não se preocupam com esse detalhe e mais cedo ou mais tarde acabam percebendo o quão importante ele é.

Mas, afinal: de onde vem toda essa importância?

Descubra no próximo tópico, e continue a leitura até o final para aprender como definir os valores da sua empresa da forma correta.

O que são os valores e por que eles são tão importantes para um negócio

Falar de valores certamente não deve ser algo novo para você, afinal trata-se de algo ligado ao próprio ser humano. Não é raro, inclusive, avaliarmos as pessoas com base nos valores que possuem.

Eles de certa forma definem cada pessoa e moldam a forma como ela é vista por terceiros, e com as empresas não é nem um pouco diferente: são os valores que as representam tanto diante dos clientes quanto diante do mercado como um todo, que “lhes dão uma cara” e agregam importância ao serviço ou produto oferecido.

E tudo isso por que são um conjunto de inúmeros fatores, como princípios éticos, crenças, regras que irão nortear os colaboradores e atitudes que também se tornam a cara da empresa. Trata-se, ainda, de um elemento que motiva o negócio em si, e por isso deve estar completamente alinhado a ele e tudo que o envolve.

Ou seja: é fundamental que todos os valores sejam criados com cuidado, pois irão determinar a credibilidade que sua empresa terá.

E você pode conhecer nossas dicas a respeito logo abaixo.

Dicas de como definir os valores de uma empresa

LEVE O LADO HUMANO EM CONSIDERAÇÃO

O que significa basicamente pensar em valores que de fato mostrem o lado humano do seu negócio, e que a preocupação não está somente em vender, por exemplo.

Nesse quesito, palavras como “respeito” são muito importantes e vistas com bons olhos. Mas lembre-se: só escolha valores com os quais realmente irá trabalhar, pois é preciso que estejam alinhados com a empresa, como falamos acima.

FOQUE NA SUA EMPRESA, E NÃO NA CONCORRÊNCIA

Se você realmente quer saber como definir os valores de uma empresa, esse é um ponto muito importante a considerar.

Afinal, assim como as pessoas, cada empresa é única e deve ser vista individualmente, pois possui produtos/serviços, objetivos e muitas outras características diferentes das demais. Mesmo que seu concorrente mais forte tenha um valor “X”, não significa que seu negócio também deva tê-lo.

FUJA DO ÓBVIO

Uma das maiores dificuldades encontradas por qualquer empreendedor na hora de pensar nos valores de sua empresa é conseguir fazer isso sem parecer “clichê” demais.

Não há como não concordar que existem valores que são essenciais em qualquer organização, como buscar suprir todas as necessidades dos clientes, porém os mesmos são tão necessários que já se tornaram óbvios, e citá-los somente irá ocupar sua lista. Todo consumidor tem subentendido que as empresas com as quais se relaciona querem lhe ajudar como for possível, não é preciso reforçar isso.

ESTUDE OS VALORES DAS EMPRESAS QUE VOCÊ ADMIRA

Copiar a concorrência, mesmo que somente um pouco, não é uma prática inteligente. Mas se inspirar nas empresas que você admira e possuem valores solidamente definidos com certeza é uma boa maneira de começar.

E aqui não é preciso buscar olhar somente as empresas consideradas grandes: independente do tamanho e do tempo de mercado, todas podem te ajudar. Muitas delas deixam os valores expostos em seus sites e redes sociais, não deixe de dar uma olhada.

SEJA O MAIS OBJETIVO POSSÍVEL

Já inspirado, é hora de começar a de fato colocar no papel quais são os valores da sua empresa, mas além de fugir do óbvio, fuja também de listas grandes.

É fundamental escolher um número pequeno de valores, que traduzam de forma clara e resumida o que você deseja passar, que impactem e possam ser facilmente lembrados. Acima falamos sobre empesas que os deixam expostos em sites e redes sociais: esse também pode ser o seu caso, e certamente seus clientes não irão gostar de ter que ler muito para entender seu negócio.

Empresas que dão certo cuidam desse detalhe com seriedade, mesmo ele podendo ser alterado

E é isso mesmo que você leu: os valores de uma empresa podem sim ser alterados por conta de inúmeros fatores. Mas, independente disso, devem ser tratados com muita seriedade desde o momento de serem definidos.

O ideal é que essa mudança não precise ser feita, de modo a perpetuar a cultura e o modo geral de agir da empresa em todos os funcionários, sendo que um dos grandes segredos das empresas que dão certo é definir tais valores com SERIEDADE mesmo antes de abrirem as portas e darem início às atividades.

Outro segredo importante é jamais confundir esse assunto com missão e visão: enquanto a primeira traduz o que a empresa faz, a segunda representa onde/como a mesma deseja estar daqui determinado período de tempo. Ou seja: são coisas completamente distintas dos valores, e também entre si.

Por fim, por serem tão importantes, os valores em si influenciam diretamente nos lucros obtidos, então mesmo que sua empresa ainda não esteja em funcionamento, coloque também esse outro fator no processo. Afinal, a lucratividade jamais deve ser deixada de lado, para o bem do negócio.

LEMBRANDO: a forma como esse lucro será obtido deve ser transparente, transmitir credibilidade e estar alinhada a cada valor criado!

E para chegar a ele é imprescindível estudar com cuidado a precificação que deve ser trabalhada, o custo de cada funcionário e diversos outros fatores que você pode começar a trabalhar agora mesmo com as 3 planilhas disponibilizadas nesse link. É simples: basta baixar e preencher cada uma delas com as respectivas informações solicitadas.

Caso sinta qualquer tipo de dificuldade nesse processo, chame no WhatsApp e iremos te ajudar imediatamente. E para continuar acompanhando mais conteúdos como esse, que farão toda a diferença em sua jornada empreendedora, não deixe de continuar acompanhando nosso blog.

Chame no WhatsApp