(11) 9 8585-8683

Saber como motivar os funcionários é necessário para qualquer empresa. Não temos dúvidas de que você já deve ter escutado isso antes, mas a questão é: alguém já te explicou como fazer isso da forma correta?

Afinal, uma motivação bem construída é fundamental para entregar aos envolvidos os benefícios que todos merecem: enquanto os colaboradores se sentem mais à vontade no trabalho, os clientes percebem uma nítida melhoria no serviço prestado e a empresa como um todo tende apenas a crescer cada vez mais.

Mas, por outro lado, se for um trabalho mal feito o resultado será justamente o contrário, com funcionários cada vez mais infelizes, dificuldade para reter talentos e perda de qualidade diante dos clientes.

Para fugir disso, veja no próximo tópico as dicas que separamos.

Dicas certeiras de como motivar os funcionários

PROMOVA UMA BOA LIDERANÇA

Não é novidade que empresas que possuem verdadeiros líderes são muito mais acolhedoras do que aquelas que possuem somente chefes, e não custa nada utilizar essa informação como maneira de motivar cada colaborador.

Como? Simples:

Coloque na liderança aquelas pessoas que sabem ouvir cada membro da equipe e dar valor às suas palavras e opiniões, que sabe incentivar os resultados positivos em cada pessoa e que, com isso, acabe criando um ambiente de trabalho agradável, no qual todos possam se sentir à vontade.

DÊ ESPAÇO PARA AS BOAS NOTÍCIAS

Como motivar os funcionários de uma empresa se as reuniões realizadas têm como foco apenas falar de pontos negativos que precisam ser melhorados? Acredite: isso gera apenas frustração, pois todos irão sentir que não estão fazendo o suficiente.

Sendo assim, dê espaço também para as boas notícias fazendo reuniões, mesmo que breves, que exaltem os resultados que estão sendo alcançados como um todo, por equipe e até mesmo individualmente. Na impossibilidade de promover esse encontro, crie uma espécie de quadro onde poderá fixar avisos a respeito.

OFEREÇA HORÁRIOS FLEXÍVEIS DE TRABALHO

Principalmente nas grandes cidades, onde a correria é cada vez maior e cada pessoa perde horas se locomovendo até o trabalho, as jornadas com horários flexíveis são cada vez mais desejadas.

Suas colaboradoras que possuem filhos pequenos, por exemplo, com certeza se sentiriam muito mais motivadas se pudessem passar um dia da semana trabalhando de casa, ou mesmo se pudessem sair mais cedo/chegar mais tarde sempre que precisarem levar as crianças ao médico, sem terem que se preocupar com uma possível bronca do chefe.

E os benefícios, mais uma vez, seriam sentidos também pela empresa, ao notarem um trabalho feito de forma feliz. Afinal, você estaria mostrando, ainda, que confia na capacidade de seus funcionários de entregarem os mesmos resultados mesmo que remotamente.

PREENCHA VAGAS COM FUNCIONÁRIOS QUE TENHAM O PERFIL DAS MESMAS

Em outras palavras: se a vaga exige capacidade de falar em público e negociar com clientes, é importante contratar quem realmente se sente à vontade fazendo isso. E não avalie apenas o currículo: hoje em dia existem testes de perfis comportamentais focados justamente em ajudar as empresas a contratarem da forma certa, sem terem que demitir terminando a experiência.

Imagine preencher uma vaga desse tipo com uma pessoa com perfil mais analítico, que tende a ser mais retraída. Não daria certo.

INCENTIVE SEUS FUNCIONÁRIOS DE TODAS AS FORMAS POSSÍVEIS

  • Tenha um plano de carreira para que todos possam crescer na empresa;
  • Reconheça os resultados obtidos, como mencionado anteriormente;
  • Promova treinamentos para aprimorar o conhecimento de todos, valorizando o aprendizado;
  • Permita que todos possam participar de decisões importantes que irão afetar suas rotinas.

Essas e tantas outras medidas nem sempre passam na cabeça de quem busca saber como motivar os funcionários, mas costumam ser as melhores nesse sentido, justamente por envolverem uma palavra valorizada por qualquer pessoa: reconhecimento.

Reconhecimento que, como não poderia deixar de ser, está diretamente ligado ao crescimento, seja ele pessoal ou profissional.

E é sobre isso que falaremos no próximo tópico.

O dinheiro nem sempre vem em primeiro lugar

Pode ser que você não tenha notado, mas em nenhum momento demos dicas voltadas à questão financeira, como oferecer bons salários. E eis o motivo: seus funcionários não necessariamente colocam esse fator em primeiro lugar.

Muito pelo contrário: ao entrar em uma empresa qualquer pessoa busca justamente ser valorizada pelo que faz e ter como crescer. Não é à toa, por exemplo, que tantas pessoas aceitam fazer estágios não remunerados: elas se sentem motivadas a isso, pois sabem que estão crescendo em diversos aspectos.

Muitas empresas oferecem ótimos salários e investem milhares de reais para criar um ambiente “descolado” de trabalho, alegre e cheio de atividades divertidas, mas nem mesmo isso funciona se não houver o estímulo certo. A famosa história do publicitário que vira a noite na agência trabalhando por que a empresa paga pizzas e disponibiliza jogos e salas “para cochilar” pode, na verdade, ser vista por vários ângulos.

De fato parece um bom emprego, mas onde esse funcionário conseguirá chegar? O que tem sido oferecido para que ele cresça?

Você, como contratante, precisa refletir a respeito de perguntas como essas, e se atentar ao fato de que o dinheiro não é importante nem mesmo na hora de colocar algumas de nossas dicas em prática. Tem custo ZERO reconhecer um trabalho bem feito, por exemplo.

Por outro lado, existem iniciativas que demandam algum investimento, como oferecer bons treinamentos, e por isso é importante, também, que você conheça bem seus números e organize seu financeiro antes de dar o primeiro passo rumo a motivar os funcionários.

Cada funcionário, por sinal, representa um custo. Mas qual seria esse custo em sua empresa? 

É possível descobrir a resposta de forma rápida e simples, basta preencher a Planilha de Custo de Funcionários que está nesse link. Nele você também irá encontrar mais duas planilhas que te ajudarão a chegar à precificação correta para o seu negócio e descobrir quanto precisa faturar por mês para realmente ter lucro.

Clique no link acima para saber mais e fazer o download, e se sentir qualquer dificuldade na parte contábil da sua empresa, basta chamar no WhatsApp clicando aqui.

Chame no WhatsApp