(11) 9 8585-8683

Se você conversar com qualquer empresário bem sucedido, certamente ouvirá dele que saber como estabelecer metas é fundamental para que uma empresa alcance o sucesso e consiga mantê-lo. Mas muitos empreendedores, principalmente no início, ignoram ou desconhecem esse fato, o que os leva a uma jornada um tanto quanto conturbada até finalmente sentirem que seus respectivos negócios estão funcionando como o planejado.

Não queremos que esse segundo contexto seja o seu caso, por isso nesse artigo vamos te dar algumas dicas simples de como estabelecer metas, tanto para você quanto para sua equipe, de modo a melhorar os resultados de sua empresa.

Mas, antes, vamos a um tópico importante…

Entendendo a importância da criação de metas

Sim, as metas são importantes para uma empresa alcançar o sucesso, mas vão muito além disso.

Sem elas, além de falta de bons resultados, há também a frustração por realizar um trabalho sem conseguir identificar claramente o real objetivo do mesmo. E por falar em objetivo, é imprescindível que você entenda também que há uma grande diferença entre ele e uma meta propriamente dita.

Enquanto o primeiro está relacionado a onde se quer chegar, sem necessariamente envolver um prazo, a segunda costuma envolver datas e responder perguntas como “quando?”, “quanto?” e “até quando?”.

Veja um exemplo:

O objetivo é conseguir aumentar o número de clientes da empresa e para isso se lança mão de metas claras, como:

  • Criar uma campanha de captação e vendas que deverá funcionar por 3 meses;
  • Conseguir ao menos XX novos clientes ou leads dentro desses 3 meses;
  • Pensar em novas ações para alcançar esse objetivo dentro de um ano.

E agora que você já entende essa diferença, vamos às dicas de como estabelecer metas para você e sua equipe de modo a favorecer a empresa.

Estabelecendo suas metas profissionais

SAIBA ONDE REALMENTE QUER

Ou, em outras palavras: tenha um objetivo claro em relação à sua carreira. Hoje você é dono de uma empresa e tem como objetivo abrir uma filial? No momento comanda uma equipe e deseja chegar a um cargo mais elevado?

Todos esses e muitos outros são objetivos completamente atingíveis.

DEFINA QUAIS METAS DEVEM TER MAIS PRIORIDADE

Definido o objetivo, é hora de estabelecer quais metas precisam estar ligadas a ele. Mas, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não é indicado cuidar de todas elas de uma única vez.

Avalie quais são as que merecem mais atenção e comece por elas, inclusive para não gerar frustração no processo de chegar onde deseja.

BUSQUE SE CONHECER

Não é de hoje que se fala sobre a importância de cada pessoa conhecer suas próprias habilidades, seus pontos fortes e fracos. E isso se aplica também na hora de aprender como estabelecer metas.

De nada adianta estabelecer aquelas que num momento parecem pertinentes se, na hora da execução, você perceber que não conseguirá lidar com elas por não ter as habilidades necessárias.

Portanto reserve um momento para buscar se conhecer e colocar todas as descobertas desse processo no papel, de modo a visualizá-las melhor.

Como estabelecer metas para sua equipe

E agora que você já sabe como estabelecer metas para você, no quesito profissional, é hora de descobrir como estabelecê-las junto à sua equipe.

As dicas, nesse caso, são igualmente simples.

Confira algumas:

DEIXE OS OBJETIVOS DA EMPRESA CLAROS PARA TODOS

Como mencionamos no início, a frustração surge quando realizamos um trabalho sem conseguirmos enxergar seu real objetivo, afinal parece que estamos trabalhando a esmo, não é mesmo?

E pode ser que sua equipe se sinta exatamente assim, por isso busque deixar cada colaborador a par dos objetivos da empresa.

CRIE METAS ALINHADAS A ESSES OBJETIVOS

Também explicamos que as metas, embora diferentes dos objetivos, estão sempre diretamente ligadas a eles, cabendo à pessoa responsável por estabelecê-las criar um alinhamento entre ambos.

SEJA REALISTA

Mas, antes de mais nada, seja realista em relação a cada meta que estabelecer, evitando exigir coisas que, no fundo, podem nunca ser realizadas devido o grau de dificuldade ou outros fatores.

Entre outras coisas, busque conhecer as características dos membros da equipe responsável pelas metas e da área a que essa equipe pertence, pois só assim conseguirá identificar se será ou não possível trabalhar as metas que deseja estabelecer.

Além disso, ao reservar um tempo para conhecer essas características você também conseguirá identificar as oportunidades que a área estudada tem a oferecer.

Antes de dar o primeiro passo, porém…

Aprender o básico sobre como estabelecer metas que favoreçam você, sua equipe e sua empresa é importante. Porém, mais importante que esse aprendizado é conhecer de verdade os números de sua empresa e trabalhá-los corretamente, e esse sim deve ser o primeiro passo a ser dado por você!

Para te ajudar criamos 3 planilhas, voltadas para áreas distintas, mas que te ajudarão a entender de forma muito mais clara como o dinheiro da empresa está sendo usado. E o melhor: todas podem ser baixadas gratuitamente:

Clique aqui para ter acesso à planilha de Formação de Preço de Venda

Clique aqui para ter acesso à planilha de Cálculo do Ponto de Equilíbrio

Clique aqui para ter acesso à planilha de Custo de Contratação

Se ficar com qualquer dúvida, entre em contato e fale com a nossa equipe.

Chame no WhatsApp