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Não são poucos os empreendedores que buscam saber o que é CRM de vendas e como ele pode atuar dentro de uma empresa. A busca pela resposta, porém, pode levar a resultados equivocados e a ações que prejudicarão o negócio ao invés de ajuda-lo, e por isso é tão importante se atentar ao termo e tudo que ele envolve.

Você também se enquadra nesse contexto?

Se sim, te convidamos a continuar e leitura desse artigo até o final para entender tudo o que precisa sobre o assunto.

O que é CRM e para que ele serve

Parte da dificuldade em entender o que é CRM está no fato de se tratar de algo representado por uma sigla, que significa Customer Relationship Management. Mas ao traduzi-la chegamos a um entendimento muito mais fácil: nada mais é do que a Gestão de Relacionamento com o Cliente, e ela envolve diversos fatores.

Você chegou até aqui por querer saber o que é CRM de vendas, porém é importante entender que as vendas em si são apenas uma parte do processo, sendo que ele engloba, ainda, marketing e atendimento.

Em relação a esses dois pontos, é interessante saber que:

O CRM DE MARKETING

É voltado para ajudar a equipe responsável nos esforços necessários para conseguir chegar no público certo, da forma certa.

Entre as vantagens está o monitoramento das ações realizadas e, claro, a automação.

O CRM DE ATENDIMENTO

Já o CRM de atendimento, como o próprio termo sugere, é voltado para otimizar todo o suporte que a empresa deve oferecer antes, durante e depois de cada venda.

É possível, inclusive, encontrar ferramentas que te permitem atender a todos 24 horas por dia.

E sim: como você deve ter observado essas duas áreas também são intimamente ligadas à área de vendas, e é por isso que toda ferramenta de CRM oferece serviços que se integram. Afinal, uma atividade não existe sem a outra, e todas elas podem ter etapas automatizadas para otimizar a rotina de todas as equipes envolvidas.

Trata-se de algo que requer estratégia, e não apenas uma ferramenta

Mas se você acredita que basta descobrir o que é CRM de vendas, contratar uma ferramenta e já estará com seus problemas resolvidos, está pensando errado.

Assim como na forma mais “tradicional” de lidar com vendas, marketing e atendimento, nesse novo contexto tecnológico também é de suma importância traçar estratégias inteligentes, sendo que essas, por sua vez, irão alimentar a ferramenta.

Por exemplo: de nada adianta ter a ferramenta em questão se você não conhecer o perfil de seus clientes, ou se não se prevenir em relação a todos os questionamentos que podem ser feitos assim que comprarem seu produto ou serviço. É preciso ter dados concretos e estratégias bem traçadas para começar a agir, caso contrário nenhuma ajuda conseguirá ser útil.

E o que é CRM de vendas afinal, e como ele pode ajudar sua empresa?

Mas, voltando ao assunto tema desse artigo:

O CRM de vendas, como o nome também sugere, é voltado para trabalhar junto à equipe dessa área, possibilitando que a mesma consiga realizar mais vendas em muito menos tempo.

A ferramenta volta a atuar beneficiando também o marketing ao trabalhar com conceitos da área, como o famoso Funil de Vendas, pelo qual cada lead passa até realmente se tornar cliente. Com isso, sua empresa tem somente a ganhar:

  • Com otimização de tempo, uma vez que muitos processos passam a ser automatizados;
  • Com uma visão clara do que deve ser feito a cada movimento do lead e/ou cliente;
  • Com uma maior integração entre as equipes, sendo que todos conseguem acompanhar tudo em poucos cliques.

Lembrando que esses são apenas alguns dos benefícios…

Se você ainda tem dúvidas sobre utilizar o CRM ou não, reforçamos que ele é uma ferramenta fundamental para organizar e padronizar as vendas de qualquer empresa, principalmente as pequenas.

Portanto, se você está começando esse é o seu momento: além de tudo, sua empresa estará “blindada” contra a rotatividade de colaboradores da área de vendas, uma vez que se um for demitido ou pedir para ser mandado embora, a ferramenta também facilitará o treinamento do novo profissional.

E, por fim, não se esqueça que para utilizar um CRM de vendas é preciso que você tenha calculado da forma correta o preço do seu produto ou serviço. Se ainda não fez isso, faça agora mesmo baixando nossa Planilha de Precificação que consta nesse link.

Se ficar com qualquer dúvida sobre ela, chame no WhatsApp e iremos te ajudar.

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